ADEX 2021: SAAB propõe o GlobalEye para o requisito AEW-2 da Força Aérea da República da Coreia
O sistema de vigilância aerotransportada multifuncional GlobalEye da Saab está sendo proposto pela empresa sueca para atender ao requisito de Alerta Aéreo 2 (AEW-2) da Força Aérea da República da Coreia (ROKAF).
“Nosso foco principal continua sendo o GlobalEye para o requisito AEW-2 pendente do ROKAF”, disse um representante da empresa ao Daily News da Exposição Internacional Aeroespacial e Defesa de Seul, ou ADEX 2021. A Saab não escondeu sua disposição de oferecer o GlobalEye para atender aos requisitos da ROKAF para um sistema de vigilância de última geração.
A empresa sueca já demonstrou a seus muitos clientes uma capacidade comprovada de oferecer equipamentos e tecnologias militares de ponta a um preço competitivo, ao mesmo tempo em que cumpre compromissos de longo prazo para manutenção e suporte, permitindo atender aos requisitos das nações que desejam uma maior capacidade soberana, que é possível devido ao status não alinhado da Suécia.
“Há também uma oportunidade importante de trabalharmos juntos no sistema AEW&C avançado GlobalEye da Saab; uma capacidade estratégica de próxima geração que pode revolucionar a capacidade da Coreia de proteger seu território em todos os domínios”, disse Håkan Borin, chefe da Saab Coreia ao Daily News antes do início do show aéreo.
Um ativo de vigilância de vários domínios capaz de funcionar no ar, na terra e no mar ao mesmo tempo, o sistema GlobalEye representa o futuro do Alerta e Controle Antecipado Aéreo (AEW&C), indo além das limitações das atuais plataformas antigas e envelhecidas de função única que são caros para adquirir e operar.
A Saab já concluiu a entrega de três aeronaves GlobalEye para seu cliente lançador, os Emirados Árabes Unidos em menos de um ano. A Saab concluiu as entregas de aeronaves em abril e setembro de 2020, seguida pela terceira em fevereiro deste ano. Os Emirados Árabes Unidos têm um total de cinco aeronaves encomendadas e se referem a essas aeronaves como “Swing Role Surveillance System”, enfatizando suas capacidades únicas de múltiplos domínios.
A Saab observa que o GlobalEye oferece recursos que vão além de qualquer outra plataforma AEW&C em serviço, devido à sua solução de design que oferece uma plataforma sofisticada, mas simples de manter e operar.
A Coreia foi identificada como um cliente em potencial com um requisito próximo a dez – especificamente uma compra subsequente da aeronave ‘Peace Eye’ existente adquirida dos Estados Unidos há quase 17 anos. A Saab diz que o GlobalEye pode ser integrado perfeitamente em qualquer estrutura de força existente para trabalhar em conjunto com os ativos existentes, bem como fornecer um grande salto em frente nas capacidades da próxima geração.
O GlobalEye combina o novo radar AESA de banda S Erieye-ER da Saab (que usa tecnologia de nitreto de gálio) com vários sensores avançados adicionais, que são instalados em uma aeronave de alcance ultralongo e Bombardier Global 6000. A Saab também integrou um sistema de comando e controle sofisticado e totalmente novo no coração do design GlobalEye.
Entre os sensores transportados a bordo da aeronave, estão um radar de vigilância marítima Leonardo Sea Spray 7500E, sistema eletroótico, ELINT/SIGINT mais comunicações, datalinks e equipamentos de autodefesa. A experiência da Saab como fornecedora de soluções de alta tecnologia permite que ela esteja no controle de todas as partes críticas do programa GlobalEye, desde o desenvolvimento e integração de sensores. O resultado é uma aeronave multifuncional capaz de realizar operações de vigilância simultâneas em distâncias muito longas no ar, em terra e no mar.
Um único GlobalEye pode funcionar efetivamente, não apenas como um AEW&C, mas também como uma aeronave de patrulha marítima (MPA) e um sistema conjunto de radar de vigilância e ataque ao alvo (JSTARS), tudo em uma única plataforma. Seu sistema de sensor avançado é altamente eficaz contra alvos de alta velocidade e chamados “furtivos”, ao mesmo tempo que é capaz de detectar alvos pequenos e lentos, como UAVs, mísseis e até mesmo helicópteros pairando no ar.
O GlobalEye fez sua estreia pública durante o Dubai Airshow 2015, quando a Força Aérea dos Emirados Árabes Unidos emergiu como o cliente de lançamento com um pedido de duas aeronaves (e vários outros componentes do programa) avaliado em US$ 1,27 bilhão.
FONTE: GBP – Aerospace & Defence