Turquia pode comprar caças russos mais recentes, se os EUA se recusarem a vender o F-16
Anteriormente, a Turquia fez um pedido aos Estados Unidos para comprar 40 caças F-16 e modernizar cerca de 80 aviões de combate deste tipo operacionais na Força Aérea Turca
ANKARA, 18 de outubro./TASS/. A Turquia ainda está pronta para considerar a compra de caças Su-35 e Su-57 de fabricação russa, se Ancara não conseguir chegar a um acordo com Washington sobre a entrega dos caças F-16 dos EUA, disse o chefe da Indústria de Defesa da Turquia, Ismail Demir, nesta segunda-feira.
“Se os Estados Unidos não aprovarem um acordo sobre os F-16 após a situação com os F-35, nenhuma alternativa será deixada para a Turquia. A questão dos aviões Su-35 e Su-57 pode surgir novamente a qualquer momento, informou o canal de televisão turco NTV citando Demir.
O presidente turco Recep Tayyip Erdogan disse em 17 de outubro que os Estados Unidos poderiam vender caças F-16 para a Turquia após sua decisão de excluir Ancara do programa de desenvolvimento do caça F-35 de quinta geração, depois da compra do sistema russo de defesa antiaérea S-400.
A agência de notícias Reuters noticiou em 17 de outubro que a Turquia havia feito um pedido aos Estados Unidos para a compra de 40 caças F-16 e a modernização de cerca de 80 aviões de combate desse tipo em operação na Força Aérea Turca.
Moscou e Ancara fecharam um acordo em 2017 para a entrega de sistemas de defesa aérea S-400 de fabricação russa para a Turquia, tornando-a assim o primeiro membro da OTAN a comprar este sistema da Rússia.
A decisão de Ancara de comprar o sistema de fabricação russa enfureceu os Estados Unidos e a OTAN. Até agora, Washington não abandonou seus esforços para fazer a Turquia desistir do sistema de defesa aérea russo.
A Turquia não cedeu à pressão dos EUA e disse que manteria o sistema S-400. Washington respondeu excluindo Ancara do programa dos EUA de desenvolvimento do caça-bombardeiro F-35 de quinta geração.
FONTE: TASS