O lançamento em agosto de um foguete com capacidade nuclear que circulou o globo pegou a inteligência dos EUA de surpresa

O Financial Times noticiou que a China testou um míssil hipersônico com capacidade nuclear em agosto.

O míssil circulou o globo terrestre antes de acelerar em direção ao seu alvo, demonstrando uma capacidade espacial avançada que pegou a inteligência dos EUA de surpresa.

Cinco pessoas familiarizadas com o teste disseram que os militares chineses lançaram um foguete Longa Marcha 2C transportando um veículo planador hipersônico que voou através do espaço de baixa órbita antes de seguir em direção ao seu alvo.

O míssil errou o alvo por cerca de duas dezenas de quilômetros, de acordo com três pessoas informadas sobre a inteligência. Mas dois disseram que o teste mostrou que a China havia feito um progresso surpreendente em armas hipersônicas e estava muito mais avançada do que as autoridades americanas perceberam.

Longa Marcha 2C

O teste levantou novas questões sobre por que os EUA frequentemente subestimaram a modernização militar da China.

“Não temos ideia de como eles fizeram isso”, disse uma quarta pessoa.

Duas pessoas familiarizadas com o teste chinês disseram que a arma poderia, em teoria, sobrevoar o Pólo Sul. Isso representaria um grande desafio para os militares dos EUA, porque seus sistemas de defesa contra mísseis estão focados na rota polar norte.

A embaixada chinesa não quis comentar sobre o teste, mas Liu Pengyu, porta-voz, disse que a China sempre seguiu uma política militar de “natureza defensiva” e que seu desenvolvimento militar não tinha como alvo nenhum país.

wpDiscuz