Saab Gripen na DEFSEC2021

A Saab esteve presente na Canadian Defence Security and Aerospace Exhibition Atlantic (DEFSEC Atlantic) em Halifax, Nova Scotia, de 5 a 7 de outubro.

Foi apresentado um modelo do Gripen E na escala 1/4 com bombas SDB e mísseis ar-ar Meteor e IRIS-T.

A Saab concorre ao Future Fighter Capability Project (FFCP) do Canadá, com uma proposta que compreende 88 aeronaves de combate Gripen E, com um abrangente pacote de suporte e treinamento e um programa de benefícios industriais e tecnológicos.

Um elemento central da oferta Gripen Industrial é a formação da equipe Gripen for Canada, que consiste na IMP Aerospace & Defense, CAE, Peraton Canada e GE Aviation.

O Gripen E também concorre em programas de caças na Finlândia (64 aviões), Colômbia (15 aviões) e Índia (+100 aviões).

O diferencial da Saab nessas concorrências é a o pacote de transferência de tecnologia e suporte. No caso da Finlândia há também um extenso pacote de armas.

A Saab projeta um mercado potencial de 300 a 450 caças Gripen nos próximos 20 anos.

A Suécia e o Brasil encomendaram o Gripen E, com as primeiras aeronaves entregues nos programas de desenvolvimento dos dois países. O Brasil também encomendou o Gripen F biposto e será o sexto país a operar o Gripen.

Juntamente com a Suécia, também operam o Gripen C/D a República Tcheca, Hungria, África do Sul e Tailândia. Além disso, a Escola de Pilotos de Teste do Império do Reino Unido (ETPS) usa o Gripen para o treinamento de pilotos de teste.

wpDiscuz