Suécia inicia processo de aquisição de aeronaves GlobalEye AEW&C da Saab
As Forças Armadas suecas apresentaram um pedido oficial ao governo para iniciar a aquisição de novas aeronaves de alerta aéreo antecipado e controle.
Conforme divulgado pelo ministério da defesa do país, o pedido de compra da aeronave GlobalEye da Saab de alerta e controle antecipado (AEW&C) foi apresentado em 1º de outubro.
A aeronave fabricada pela Saab consiste no radar de alcance estendido Erieye e outros sensores transportados pela aeronave Global 6000 de alcance ultralongo da Bombardier.
O Ministério da Defesa da Suécia observou que a compra de novas aeronaves de alerta aéreo antecipado e comando havia sido orçada previamente, acrescentando que o pedido formal marca o início do processo de compra.
“Este é um sistema que aumenta significativamente a nossa capacidade. Há economia no plano de aquisição de equipamentos e vamos adquirir o sistema assim que as condições permitirem ”, disse o tenente-general da Força Aérea Sueca Johan Svensson.
A força aérea da Suécia possui atualmente duas aeronaves de alerta aéreo antecipado e controle S100D que são amplamente utilizadas e precisarão ser substituídas nos próximos anos.
Caso a compra da GlobalEye seja aprovada, a Suécia se tornará a segunda operadora da aeronave. A Saab já está entregando cinco GlobalEyes para os Emirados Árabes Unidos encomendados em três contratos separados de 2015, 2017 e 2021. O GlobalEye fornece vigilância aérea, marítima e terrestre em uma única solução.