Zhuhai Airshow 2021: Bombardeiro furtivo Xian H-20
Questionado sobre quando o tão esperado bombardeiro estratégico chinês H-20 será lançado, Yang Wei, projetista-chefe do caça a jato stealth J-20, disse a repórteres no Zhuhai Airshow 2021 que “tudo que os entusiastas militares desejam se tornará realidade”.
O lançamento do bombardeiro estratégico stealth de nova geração da China era esperado para o ano passado, mas a pandemia de coronavírus e as tensões regionais afetaram o planejamento.
A aparição do bombardeiro poderá aumentar as tensões, ameaçando diretamente os países dentro do seu alcance, especialmente Austrália, Japão e península coreana.
O departamento de defesa dos EUA estimou uma distância de cruzeiro de mais de 8.500 km (5.300 milhas) para o H-20, o último da série 20 de aviões de combate de nova geração da China, que inclui o caça furtivo J-20, o gigante Y-20 transportador e o helicóptero utilitário Z-20 de médio porte.
O H-20 poderia alterar o cálculo estratégico entre os EUA e a China, dobrando o alcance do atual H-6K.
O H-20 foi projetado para atingir alvos além da segunda cadeia de ilhas – que inclui bases dos EUA no Japão, Guam, Filipinas e outros países – a partir de bases na China continental. A terceira cadeia de ilhas se estende ao Havaí e à costa da Austrália.
Nas imagens deste post, concepções do bombardeiro stealth H-20 publicadas em uma revista chinesa.