Marinha dos EUA recebe caça tático adversário F-5N modernizado
NAVAL AIR SYSTEMS COMMAND, PATUXENT RIVER, Md – O escritório do programa Specialized and Proven Aircraft da Marinha dos EUA (PMA-226) recentemente entregou a primeira aeronave F-5N à Naval Air Station Patuxent River, Maryland.
Para iniciar o teste de solo e de voo do projeto de protótipo de atualização da frota de F-5. Alinhados com o imperativo estratégico da Marinha de aumentar a capacidade e aumentar a letalidade, os caças táticos reprojetados incluirão recursos encontrados em aeronaves modernas que melhoram a segurança e a prontidão.
A aeronave F-5, atuando por muitos anos como um caça tático de alta altitude e alta velocidade usado pela Marinha e pelo Corpo de Fuzileiros Navais como um agressor adversário, carece de sistemas de segurança modernos, aviônicos e capacidades táticas comuns encontradas em aeronaves modernas. Esta aeronave F-5N é um dos três F-5Ns que serão usados como protótipos da cabine modernizada, aviônica e arquitetura de apoio da aeronave. Essas atualizações melhoram a segurança, a capacidade e a confiabilidade, ao mesmo tempo que resolvem os crescentes problemas de obsolescência.
Após a conclusão bem-sucedida do teste, o escritório do programa usará essas atualizações como um elemento principal na conversão dos 16 caças F-5E e seis F-5F que a Marinha adquiriu recentemente da Força Aérea Suíça. O escritório do programa converterá essas 22 aeronaves de acordo com o programa de Reconfiguração de Aviônica e Aprimoramento/Modernização Tática para Padronização de Estoque (ARTEMIS). O PMA-226 concluiu com êxito a avaliação de logística independente para o Programa ARTEMIS em junho e prevê alcançar uma decisão Milestone C no início do ano fiscal de 2022.
“A colaboração construtiva com nossos parceiros, a frota e a equipe PMA-226 levou ao sucesso da missão, apesar dos desafios técnicos, de cronograma e de gerenciamento de integração da tecnologia do século 21 em uma estrutura da década de 1970 durante a pandemia”, disse Boyd Forsythe, que lidera a equipe adversária do PMA-226.
A aeronave F-5 que receberá as modificações do protótipo de atualização da frota será designada como F-5N+/F+. O risco potencial de perda de um piloto e/ou aeronave será reduzido com a adição de instrumentação necessária que forneça avisos ar-solo, proteção contra condições climáticas severas e avisos de nível de combustível. Esta atualização também adicionará capacidades táticas projetadas para melhorar o treinamento ar-ar da força “amiga”.
Dado o uso significativo de componentes comerciais prontos para uso com manutenção bem definida e requisitos de equipamento de suporte para a aeronave configurada como protótipo de atualização em bloco, a estratégia de suporte ao produto será de nível organizacional (nível O) para o fabricante do equipamento original. A manutenção preventiva de nível O de atualização de bloco consistirá em inspeções, limpeza e tarefas de manutenção programadas. Além disso, os mantenedores de nível O carregarão o software do sistema usando auxiliares de manutenção eletrônicos portáteis disponíveis no mercado atualmente em campo.
“Este programa fornecerá aeronaves modernizadas com aviônicos excepcionais e capacidades táticas que são necessárias para permitir que os pilotos pratiquem as táticas e técnicas empregadas contra uma ameaça semelhante. A entrega dessas melhorias garantirá um treinamento tático realista e relevante que os pilotos precisam para vencer em combate”, disse o capitão Ramiro Flores, gerente do programa PMA-226.
O PMA-226 é responsável pelo gerenciamento do ciclo de vida do berço ao túmulo de várias aeronaves e motores legados e fora de estoque, atribuídos pelo Naval Air Systems Command e serviços aéreos contratados. As plataformas e serviços atribuídos incluem: Aeronave adversária (F-5, F-16); Serviços de aeronaves contratadas; U.S. Naval Test Pilot School/Naval Postgraduate School T-38, H-72, X-26, U-6, NU-1B, O-2, OH-58C; e aeronaves T-2, H-2, H-3, A-4, fora do inventário da ativa da Marinha, em apoio à Naval Aviation Enterprise e nossos parceiros internacionais.
FONTE: NAVAIR – Naval Air Systems Command