144ª Ala de Caça da USAF recebe os jatos stealth para treinamento

A 144ª Ala de Caça (144ª FW) deu as boas-vindas à chegada de duas aeronaves F-117 Nighthawk em 13 de setembro de 2021 à Base Aérea da Guarda Nacional de Fresno, Califórnia, para realizar missões de treinamento de combate aéreo dissimilares.

O coronel da Força Aérea dos EUA Troy Havener, comandante da 144ª Ala de Caça, disse: “Temos a honra de ser a primeira unidade da Força Aérea a hospedá-los por uma semana inteira de treinamento”, referindo-se aos esforços deliberados de construção de parceria da Ala e sua demonstração operacional proficiência tão crítica para garantir a oportunidade de treinamento.

Nos próximos dias, os pilotos de F-15 da 144ª FW irão realizar várias missões de treinamento de combate aéreo dissimilares com os pilotos de F-117.

“Esta semana, colhemos os benefícios de mais dois anos de comunicação cuidadosa e coordenação determinada com agências e líderes que supervisionam esses ativos exclusivos da USAF”, disse Havener. “O treinamento contra forças integradas que incluem o F-117 desafiará e aguçará os pilotos, bem como aumentará a confiança nas táticas e sistemas necessários para defender nossa nação.”

O tenente-coronel David Allamandola, Oficial de Programas Avançados da 144ª FW, disse: “Nossos pilotos, operações e mantenedores Griffin estão entusiasmados em poder participar desta oportunidade única. É um privilégio muito especial fazer missões de treinamento com os F-117 Nighthawks.”

“Este treinamento oferece um valor incrível para todos os envolvidos e apresenta novos desafios para testar táticas difíceis em um ambiente realista. Nem todo mundo consegue fazer isso, então é emocionante criar o trabalho de base com nossos parceiros para tornar isso uma realidade”, disse Allamandola. “O entusiasmo é contagiante. Somos extremamente gratos aos nossos hóspedes por seus esforços incansáveis ​​por um longo período de tempo para tornar isso uma realidade. Tem sido fantástico ver esse plano funcionar.”

Esta é a primeira vez que F-117 Nighthawks pousam em Fresno. Sua presença recebeu imediatamente o interesse de vários meios de comunicação e de alguns membros da comunidade.

Embora oficialmente aposentados, muitos F-117 continuam em perfeitas condições de aeronavegabilidade e são usados ​​para apoiar pesquisas limitadas e missões de treinamento com base na relação custo-benefício geral e em sua capacidade de oferecer recursos exclusivos.

Em janeiro de 2021, a Força Aérea dos Estados Unidos tinha 48 F-117 restantes em seu estoque e está descartando aproximadamente quatro aeronaves a cada ano. Conforme as fuselagens são descartadas, elas são oferecidas a museus por meio do programa de Base Estratégica da USAF e do Museu Nacional da USAF.

FONTE: USAF

wpDiscuz