RAF aposentará 30 caças Typhoon Tranche 1 com apenas 2.500 horas de voo

143

Os caças Eurofighter Typhoon Tranche 1 da Royal Air Force vão ser aposentados em 2025 com uma média de quase 2.545 horas de voo quando forem retirados de serviço, segundo o site AeroTime.

Isso significa que eles terão mais da metade de sua vida útil restante. Segundo o porta-voz da RAF, Martin Tinworth, aposentar as aeronaves maiss velha significa que o investimento pode ser feito nos Tranche 2/3 restantes “para garantir que retemos uma força Typhoon confiável e altamente capaz”.

“As atualizações em espiral, incluindo a integração do Spear Cap 3 de desenvolvimento no Reino Unido, serão aprimoradas por um investimento significativo no Radar Mk.2, proporcionando um salto na capacidade de operação que garantirá que a Typhoon Force possa sobreviver e operar nos cenários de ameaça mais desafiadores,” Tinworth explicou ao AeroTime.

Quando questionado se os caças Tranche 1 poderiam ser vendidos, o porta-voz da RAF disse que “opções potenciais de descarte” estavam sendo estudadas.

A média de horas de voo esperadas do caça ao se aposentar foi anunciada por James Heappey, o subsecretário de Estado parlamentar para a defesa, em uma resposta por escrito a uma pergunta feita por um membro do parlamento.

“Há 30 aeronaves Typhoon Tranche 1 na frota de sustentação e a média de horas de voo projetada para cada uma das aeronaves, quando atingem sua respectiva Data de Fora de Serviço, é de 2.544,8 horas de voo”, escreveu Heappey em 6 de setembro de 2021.

O caça a jato tem uma vida útil nocional de 6.000 horas, o que significa que as horas de aposentadoria representam apenas 42% de sua vida útil, relatou o Jane’s em 8 de setembro de 2021.

Dos 30 Typhoon Tranche 1, 20 estão em uso ativo, enquanto os outros 10 estão armazenados na base RAF Shawbury.

A variante Tranche 1 da aeronave, a mais velha das quatro desenvolvidas, é limitada ao uso de mísseis ar-ar e tem capacidades ar-solo muito limitadas sem o uso de um pod externo. Portanto, é frequentemente limitada à missões de superioridade aérea, como para fins de Alerta de Reação Rápida (QRA), por seus operadores.

A Força de Typhoons da RAF está operando atualmente em várias missões em todo o mundo, incluindo missões QRA no Reino Unido, Romênia e Ilhas Malvinas, bem como a Operação Shader, a contribuição britânica na luta contra o Estado Islâmico no Iraque.

A retirada da aeronave Typhoon Tranche 1 foi anunciada em um Documento do Comando de Defesa publicado em 19 de março de 2021. O documento prometia uma “revisão radical” da RAF.

Como parte da revisão, o Reino Unido também anunciou planos de aposentar 14 aeronaves C-130J Hercules Mk4 até 2023, para abrir caminho para o A400M. As aeronaves Hercules deveriam continuar voando até meados dos anos 2030.

wpDiscuz