Surgiram imagens do novo avião-tanque Xian Y-20U da China acompanhado de um caça chinês.

O curto vídeo mostra o que parece ser um Y-20U com um caça Shenyang J-11 ou J-16 logo atrás de sua asa esquerda. A variante Y-20U se distingue por pods de reabastecimento sob as asas localizados entre as pontas das asas do jato e os motores externos.

O vídeo apareceu originalmente na mídia social chinesa e foi postado pelo observador de defesa Deino Rupprecht em sua página Modern Chinese Warplanes no Facebook.

Embora Pequim tenha dado uma exposição considerável ao seu transporte estratégico Y-20A – no qual a variante de reabastecimento é baseada – pouco se sabe sobre o Y-20U. Especula-se que um ou dois exemplares já tenham entrado em serviço na Força Aérea do Exército de Libertação Popular (PLAAF).

A capacidade de reabastecimento ar-ar é vista como um ponto fraco da PLAAF, que opera apenas 24 Harbin H-6Us e um trio de Ilyushin Il-78s na missão de avião-tanque.

A capacidade de tanque aprimorada aumentaria muito a eficácia de novos tipos, como o H-6N – a primeira variante de bombardeiro H-6 com uma sonda de reabastecimento – e o bombardeiro Xian H-20 em desenvolvimento. Além disso, os caças chineses estão equipados com sondas de reabastecimento ar-ar.

Uma área de interesse mais urgente em relação à família Y-20 é seu motor. Os exemplares existentes do Y-20 são movidos por quatro Soloviev D-30KP-2s, mas a China está trabalhando em um motor “high bypass” mais eficiente, o Shenyang WS-20.

Imagens granuladas de protótipos Y-20 supostamente equipados com o WS-20 aparecem de vez em quando, mas é difícil verificar se são genuínas.

Além do Y-20U, Pequim está desenvolvendo uma variante de alerta aéreo antecipado e controle provisoriamente designada como KJ-3000.

FONTE: FlightGlobal

wpDiscuz