Naval Air Systems Command, Rio Patuxent, Md. — O Míssil Guiado Antirradiação Avançado da Marinha – Alcance Estendido (AARGM-ER) recebeu a aprovação Milestone C (MS-C) em 23 de agosto, permitindo que o programa entre em sua primeira fase de produção.

A Marinha dos EUA planeja conceder os primeiros dois lotes de produção inicial de baixa cadência nos próximos meses.

“A equipe governamental/industrial combinada trabalhou incansavelmente nos últimos anos para atingir esse marco”, disse o capitão Alex Dutko, gerente do programa Direct and Time Sensitive Strike (PMA-242). “Estamos ansiosos para entregar esta nova arma com sua capacidade aumentada e letalidade para a frota o mais rápido possível.”

A decisão da MS-C veio pouco mais de dois anos depois que a Marinha concedeu o contrato de Desenvolvimento de Engenharia e Fabricação (EMD) à sua contratada principal, a Northrop Grumman. A equipe conduziu o primeiro evento de tiro real em julho para verificar a integração do sistema e o desempenho do motor do foguete, bem como iniciar a modelagem e validação de simulação.

O teste de voo cativo e tiro real está planejado para continuar até 2022 e a capacidade operacional inicial está planejada para 2023.

A Marinha está integrando o AARGM-ER no F/A-18E/F e EA-18G, e será compatível para integração no F-35. Aproveitando o programa AARGM da Marinha dos Estados Unidos, o AARGM-ER com um novo motor foguete e ogiva fornecerá capacidade avançada para detectar e engajar os sistemas de defesa aérea inimigos.

F/A-18E com o AARGM-ER
AARGM-ER
Modelo do AARGM-ER na baia interna do F-35

FONTE: Naval Air Systems Command

wpDiscuz