O Programa Rapid Dragon da Força Aérea dos Estados Unidos (USAF) conduziu a primeira demonstração em nível de sistema de ponta a ponta de um Sistema de Desdobramento de Munições Paletizadas lançado do ar em julho, lançando mísseis de cruzeiro AGM-158B Joint Air-Surface Standoff Missile – Extended Range (JASSM-ER) simulados em alta altitude.

Os mísseis foram lançados de aeronaves EC-130SJ Commando Solo do Comando de Operações Especiais da Força Aérea (AFSOC) e C-17A Globemaster III do Comando de Mobilidade Aérea sobre White Sands Missile Range, Novo México.

A demonstração foi liderada pelo Escritório de Experimentação e Planejamento de Desenvolvimento Estratégico da Força Aérea (SDPE), parte do Laboratório de Pesquisa da Força Aérea (AFRL), em associação com o Air Force Futures, AFSOC, Comando de Mobilidade Aérea, Comando de Operações Especiais dos EUA Det 1, e o USAF 412th Test Wing.

Ela “mostrou a capacidade de um nó de Comando e Controle Além da Linha de Visada para transferir dados de mísseis de cruzeiro [JASSM-ER] para aeronaves do Comando de Operações Especiais da Força Aérea e Comando de Mobilidade Aérea”, disse a USAF em um comunicado à imprensa em 20 de agosto.

De acordo com o comunicado, uma tripulação operacional do 492 Special Operations Training Group Detachment 2 e uma tripulação de teste do 418th Flight Test Squadron conduziram os lançamentos “em um ambiente operacionalmente relevante, demonstrando a viabilidade de um lançamento paletizado de armas de ataque de longo alcance”. O US Naval Surface Warfare Center Dahlgren Division, o USAF Standoff Munitions Application Center, Lockheed Martin Missiles and Fire Control, Systima Technologies, Safran Electronics & Defense, Parachutes USA e R4 Integration, Inc também apoiaram a demonstração.

JASSM-ER

FONTE: Jane’s

wpDiscuz