O abate no sábado foi relatado pela Reuters, Fox News e também pela Aviation Week. O incidente aconteceu no leste da Síria, quando o sistema não tripulado armado foi considerado uma ameaça às tropas em terra

Um avião de combate dos EUA abateu um drone na Síria no sábado. É uma ocorrência rara quando jatos de combate são usados ​​para abater drones, embora Israel também tenha abatido drones com aviões de combate, e um F-15E Strike Eagle dos EUA abateu um drone em junho de 2017 na Síria, um dos dois drones do regime sírio derrubados  pelos EUA.

A última reportagem foi feita pela Reuters, Fox News e Aviation Week. A Reuters disse que o incidente aconteceu no leste da Síria, quando o sistema não tripulado foi considerado uma ameaça.

“As aeronaves da coalizão enfrentaram e derrotaram com sucesso um [sistema de aeronave não tripulada] por meio do combate ar-ar nas proximidades do Local de Apoio à Missão Green Village”, disse o porta-voz do Exército dos EUA, coronel Wayne Marotto, de acordo com a Reuters. Lucas Tomlinson da Fox News escreveu que o “F-15E da Força Aérea dos EUA abateu o drone iraniano sobre o leste da Síria ontem depois de voar ‘muito perto’ de alguns dos 900 soldados americanos posicionados lá”, baseando sua reportagem em oficiais dos EUA.

Separadamente, a Aviation Week observou, “Uma aeronave da coalizão derrubou um sistema de aeronave não tripulada com um míssil ar-ar perto de uma base militar dos EUA no leste da Síria em 21 de agosto, disse o Comando Central dos EUA à Aviation Week“. “O UAS foi considerado uma ameaça e medidas de autodefesa foram tomadas.”

Em maio de 2021, Israel lançou um vídeo que mostrava um caça a jato F-16 abatendo um drone suicida armado que voava de Gaza. Era um drone kamikaze de estilo iraniano. Um helicóptero Apache abateu um drone iraniano que voava da base T-4 na Síria em fevereiro de 2018 e outro drone iraniano foi abatido perto de Beit Shemesh em maio de 2021.

Drones são relativamente fáceis de abater por aeronaves tripuladas porque tendem a ser lentos. Em fevereiro de 2009, o Exército dos EUA abateu um drone iraniano no Iraque, aparentemente usando uma aeronave. Em 2002, pilotos da Força Aérea Iraquiana também abateram um Drone Predator americano. A defesa aérea sérvia também derrubou drones dos EUA durante o conflito nos Bálcãs na década de 1990. A Rússia também abateu vários drones pilotados pela Geórgia em 2008.

Drones iranianos fornecidos para milícias pró-Irã no Iraque freqüentemente ameaçaram as instalações dos EUA no Iraque nos últimos meses. O Irã também buscou alvejar as forças dos EUA na Síria. Em junho, reportagens disseram que os EUA usaram defesa aérea baseada em solo para atirar em dois drones no Iraque.

O último incidente pode aumentar as tensões com o Irã. Drones são cada vez mais comuns na Síria e no Iraque. A Turquia tem usado drones para alvejar curdos e yazidis no Iraque e na Síria, alegando que estão realizando ataques aéreos contra “terroristas”. Drones iranianos também visaram o navio-tanque Mercer Street no final de julho no Golfo de Omã, aumentando as tensões com os EUA, Reino Unido e Israel.

FONTE: The Jerusalem Post

wpDiscuz