Drone MQ-25 Stingray realiza primeiro reabastecimento em voo de uma aeronave E-2D Advanced Hawkeye
Naval Air Systems Command, Patuxent River, Md. – O programa Unmanned Carrier Aviation da Marinha dos EUA completou seu primeiro voo de reabastecimento aéreo com uma aeronave E-2D em 18 de agosto no Aeroporto MidAmerica em Mascoutah, Illinois.
O ativo de teste MQ-25 de propriedade da Boeing, conhecido como T1, transferiu combustível para um E-2D Advanced Hawkeye, a mais nova variante da plataforma E-2 que foi atualizada com capacidade de reabastecimento aéreo em 2019.
“Uma vez operacional, o MQ-25 reabastecerá todas as plataformas com capacidade para receptor, incluindo o E-2”, disse o capitão Chad Reed, gerente do programa de aviação não tripulada da Marinha (PMA-268). “Este voo nos mantém em um caminho rápido para levar o Stingray para a frota, onde sua capacidade de reabastecimento aumentará muito o alcance e a flexibilidade operacional da ala aérea e do grupo de ataque do porta-aviões.”
Este teste marca o segundo voo de reabastecimento para o programa MQ-25. Em junho, a equipe do governo/indústria completou o histórico primeiro voo reabastecimento em voo não tripulado com um F/A-18 Super Hornet.
Durante o voo de seis horas, os pilotos de E-2 da Marinha do Esquadrão de Teste e Avaliação Dois Zero (VX) 20 se aproximaram do T1, realizaram avaliações de formação, levantamentos de esteira, rastreamento do drogue e plugues com o ativo de teste MQ-25 a 220 nós de velocidade do ar calibrada (KCAS) e 10.000 pés. Este teste permite que o programa analise a interação aerodinâmica das duas aeronaves. A equipe pode então determinar se quaisquer ajustes de orientação e controle são necessários e fazer essas atualizações de software com antecedência, sem impacto no cronograma de teste de desenvolvimento.
Os testes do T1 continuarão nos próximos meses para incluir a expansão do envelope de voo, testes de motor e demonstrações de manuseio de convés a bordo de um porta-aviões antes que a aeronave de engenharia, fabricação e desenvolvimento MQ-25 seja entregue no próximo ano.
“O MQ-25 está liderando o caminho em que a aviação naval se transforma para incluir plataformas não tripuladas de ponta”, disse o capitão Michael France, comodoro do Comando Aerotransportado, Controle e Logística (ACCLW) da Marinha. “Nossa equipe de integração de frota (FIT) está se preparando ativamente para a chegada dos Stingray e estamos entusiasmados com os recursos inovadores do MQ-25 que transformarão nossa mobilidade e projeção de força. Pela primeira vez, os olhos e ouvidos da frota agora serão capazes de fornecer informações atualizadas de dentro do teatro para facilitar a tomada de decisão rápida pela liderança do grupo de ataque do porta-aviões.”
O ACCLW irá integrar o MQ-25A Stingray na ala do porta-aviões ao lado dos esquadrões E-2 e C-2. A missão persistente do Stingray, juntamente com a nova capacidade de reabastecimento aéreo do E-2D, aumentará a capacidade do Hawkeye de fornecer gerenciamento de batalha abrangente por longos períodos de qualquer lugar dentro do espaço de batalha.
A MQ-25A FIT está trabalhando com o PMA-268 e a Boeing para garantir que o usuário final (operadores do MQ-25) receba informações antecipadas, à medida que a aeronave se move rapidamente do desenvolvimento ao teste. A Marinha começará a erguer o esquadrão de substituição de frota, Unmanned Carrier-Launched Multi Role Squadron (VUQ) 10, no final deste ano, seguido por dois esquadrões MQ-25A, VUQ-11 e 12. Esses esquadrões irão desdobrar destacamentos de aeronaves da Marinha dos EUA para os porta-aviões.
O MQ-25 será a primeira aeronave não tripulada baseada em porta-aviões operacional do mundo e fornecerá reabastecimento aéreo crítico e capacidades de inteligência, vigilância e reconhecimento que irão expandir enormemente o alcance global, flexibilidade operacional e letalidade da Carrier Air Wing e do Carrier Strike Group. O Stingray é um passo fundamental em direção à visão estratégica da Marinha dos EUA de uma frota futura aumentada por sistemas não tripulados para acompanhar os desafios em evolução do século 21.
MQ-25 e Stingray são marcas comerciais do Departamento da Marinha.
FONTE: Naval Air Systems Command