United Airlines quer comprar 100 aviões elétricos de emissão zero da startup sueca Heart Aerospace
A companhia está confiante de que a startup pode trazer sua aeronave ES-19 elétrica de 19 lugares para o mercado até 2026
No dia 13 de agosto, a United Airlines anunciou que investiu na startup de aeronaves elétricas sueca Heart Aerospace. Como parte do investimento, a United concordou em comprar 100 aviões elétricos ES-19 da empresa assim que suas aeronaves atendessem aos requisitos de segurança, negócios e operacionais.
O investimento faz parte do plano da companhia aérea para reduzir as emissões de gases do efeito estufa em 100 por cento até 2050 – sem depender das compensações de carbono tradicionais.
A Mesa Airlines, que está fazendo parceria com a United para colocar aviões elétricos em serviço comercial, também concordou condicionalmente em adicionar 100 ES-19 à sua frota.
Ao utilizar aeronaves movidas a bateria da Heart, a United espera realizar voos comerciais regionais com zero emissões operacionais. A companhia aérea diz que as aeronaves ES-19 serão maiores do que os aviões elétricos concorrentes, acomodando até 19 passageiros e voarão até 250 milhas por carga.
Em um comunicado, a United disse que os aviões vão operar usando a mesma tecnologia usada em carros elétricos, o que provavelmente significa que serão movidos por baterias de íon-lítio. A United disse estar confiante de que a Heart terá o ES-19 pronto para o mercado em 2026.
FONTE: Robb Report