22 aviões e 24 helicópteros militares do Afeganistão cruzaram a fronteira com o Uzbequistão
Em dois dias, 22 aeronaves e 24 helicópteros militares, transportando 585 militares afegãos armados, cruzaram ilegalmente o espaço aéreo do Uzbequistão. Durante a escolta, um avião MiG-29 do Uzbequistão e um Embraer EMB-314 colidiram e caíram
Nos dias 14 e 15 de agosto, 22 aeronaves militares e 24 helicópteros militares do Afeganistão, transportando 585 militares armados do país vizinho, cruzaram ilegalmente o espaço aéreo do Uzbequistão. As aeronaves pousaram à força no aeroporto internacional de Termez, informou nesta segunda-feira a assessoria de imprensa da Procuradoria Geral do Uzbequistão.
Em 15 de agosto, três aeronaves militares afegãs Embraer EMB-314 (A-29 Super Tucano) solicitaram permissão para pousar no aeroporto de Khanabad, em Karshi. Eles foram redirecionados para o aeroporto de Termez acompanhados por duas aeronaves militares MiG-29 da Força Aérea do Uzbequistão.
“No entanto, durante a escolta, uma aeronave Embraer EMB-314 e um MiG-29 colidiram e caíram no distrito de Sherabad, na região de Surkhandarya. Os pilotos dessas aeronaves foram ejetados e pousaram com paraquedas”, diz a mensagem.
No mesmo dia, 158 cidadãos e militares afegãos entraram ilegalmente no território da região de Termez, no Uzbequistão, através do rio Amu Darya.
O Procurador-Geral do Uzbequistão abriu um processo criminal ao abrigo do parágrafo “b” da Parte 2 do Artigo 223 do Código Penal (viagens ilegais ao estrangeiro ou entrada ilegal na República do Uzbequistão por conspiração prévia por um grupo de pessoas). Uma investigação está em andamento.
Anteriormente, a Gazeta.uz escreveu que dois pilotos do Afeganistão e um piloto do Uzbequistão foram hospitalizados em Termez. O Ministério da Defesa do país esclareceu posteriormente que as Forças de Defesa Aérea da Força Aérea impediram uma tentativa de cruzar ilegalmente a fronteira de um avião militar afegão.
FONTE: Gazeta.uz