F-15C usa sensor de busca por infravermelho para abater drone alvo com míssil AMRAAM
Um caça Boeing F-15C Eagle da Força Aérea dos Estados Unidos abateu pela primeira vez um drone QF-16 com um míssil ar-ar AIM-120 (AMRAAM) usando dados de direcionamento de um sistema de busca e rastreamento por infravermelho (IRST) Legion Pod.
O evento aconteceu no dia 5 de agosto e a prova foi realizada pelo 85th Test and Evaluation Squadron.
Um radar APG-63v3 foi usado em combinação com o rastreamento de alvo passivo pelo IRST para conectar a localização do alvo ao AIM-120.
O major Brian Davis, Chefe de Armas e Táticas Ar-Ar do 85º TES , disse que o F-15 agora pode detectar, rastrear, mirar, empregar armas e verificar uma interceptação sem a ajuda de radar.
Em julho de 2020, outro F-15C Eagle da Força Aérea dos EUA disparou um míssil ar-ar AIM-9X Sidewinder pela primeira vez usando dados de direcionamento fornecidos pelo pod Legion de busca e rastreamento por infravermelho da Lockheed Martin.
O Legion Pod fornece aos pilotos F-15C e F-16C/D a capacidade de identificar, rastrear e travar em aeronaves, incluindo plataformas furtivas que não podem ser “vistas” no radar, em ambientes complexos de guerra eletrônica.