VÍDEO: Bombas guiadas SPICE da Rafael
O kit “SPICE” (“Smart, Precise Impact, Cost-Effective”) israelense converte bombas não guiadas em bombas guiadas de precisão usando um sistema de orientação EO/GPS.
O sistema de orientação apresentado é um derivado do respectivo sistema usado no míssil ar-superfície “Popeye” (AGM-142 Have Nap).
A família de bombas guiadas “Spice” é um produto da empresa israelense Rafael Advanced Defense Systems. Alcançou capacidade operacional inicial em 2003, nos esquadrões F-16 da Força Aérea Israelense.
A munição “Spice” é mais avançada do que a maioria das bombas guiadas por EO (como a GBU-15, por exemplo), uma vez que combina as vantagens da orientação por satélite) com a orientação eletroóptica.
A “Spice” tem capacidade de ser alimentada, pré-voo, com até 100 alvos diferentes que ela pode ter que enfrentar. O único alvo que ela realmente engajará pode então ser selecionado, a bordo, por um tripulante.
Com um total de 12 superfícies de controle em 3 grupos (frente, meio do corpo e cauda), a “Spice” tem um alcance de planeio muito longo, de cerca de 60 quilômetros. Isso permite que uma aeronave em ataque libere uma bomba contra um alvo sem entrar no envelope de ameaça da maioria dos sistemas de defesa aérea de curto e médio alcance que podem protegê-lo. Isso é alcançado ao mesmo tempo em que economiza os custos mais elevados associados às munições propelidas.