• A Thales recebeu um pedido da agência de compras de defesa francesa (DGA) para 350 visores montados em capacetes Scorpion® e 400 mostradores digitais multifuncionais.
  • Os sistemas fornecem consciência situacional tática aprimorada e escravizam os sistemas de arma ou missão à linha de visão do piloto para melhorar a eficácia das operações aéreas.
  • Este novo equipamento aumentará ainda mais a eficácia operacional do padrão Rafale F4.

A Thales obteve o contrato para fornecer sistemas visores montados no capacete Scorpion® e mostradores digitais multifuncionais para todas as aeronaves Dassault Aviation Rafale em serviço na Força Aérea e Espacial Francesa e na Marinha Francesa.

De reconhecimento a missões de defesa aérea e ataque de precisão, o Rafale tem ajudado a garantir o sucesso de inúmeras operações militares. Mas as futuras tripulações terão que analisar mais dados em menos tempo em missões de combate realizadas em ambientes cada vez mais complexos.

Juntamente com os sistemas de armas da aeronave, o mostrador e a visor montados no capacete Scorpion® aumentam a consciência situacional tática e permitem que as tripulações respondam mais rapidamente e com maior agilidade a uma ampla gama de ameaças. Sua implementação progressiva no padrão Rafale F4 será uma vantagem decisiva para garantir o sucesso das missões aerotransportadas e proteger as populações.

A simbologia do visor montado no capacete reúne informações dos sensores a bordo da aeronave para ajudar os pilotos a realizar suas missões mesmo nas situações mais desafiadoras. Ele cria um continuum entre a cabine e o mundo externo para melhorar radicalmente a consciência da situação tática. Juntamente com o sistema de armas, o visor pode ser usado para designar e rastrear alvos em qualquer lugar no campo de visão da tripulação à luz do dia e à noite.

O Scorpion® oferece todos esses aprimoramentos de capacidade, além das funções de proteção e sobrevivência de um capacete de voo convencional. Ele é otimizado para peso e equilíbrio para maximizar o conforto do piloto e a eficácia da missão.

Os 400 mostradores multifuncionais digitais encomendados substituirão os mostradores laterais das aeronaves Rafale em serviço da França, que são usados ​​principalmente para informar o piloto sobre o status dos sistemas da aeronave e fornecer imagens de seus sensores a bordo. O novo equipamento oferece uma área de exibição maior, uma interface de tela sensível ao toque aprimorada e maior poder de processamento.

“Quando o sucesso de uma missão é decidido em uma fração de segundo, as tripulações devem ser capazes de entender o ambiente tático rapidamente e interagir intuitivamente com os sistemas da aeronave. Estamos muito satisfeitos por ter esta oportunidade de fornecer às futuras tripulações do Rafale F4 uma vantagem operacional que será crítica para o sucesso de suas missões, graças aos equipamentos de última geração que oferecem recursos de exibição avançados e interação aprimorada com os sistemas de armas. ” Jean-Paul Ebanga, vice-presidente, Flight Avionics, Thales.

Cockpit do Rafale
Rafale F4

DIVULGAÇÃO: Thales

wpDiscuz