ATENAS, Grécia – A Grécia recebeu na quarta-feira (21/7) o primeiro dos 18 caças franceses Rafale, parte de um grande plano de aquisição militar enquanto o país busca modernizar suas forças armadas.

O ministro da Defesa, Nikolaos Panagiotopoulos, compareceu à cerimônia de entrega em Istres, no sul da França, descrevendo-a como um “dia importante para a Força Aérea Grega”.

A Grécia assinou um acordo de 2,3 bilhões de euros (US$ 2,7 bilhões) em janeiro para os aviões Rafale, incluindo 12 aeronaves usadas e seis novas construídas pela Dassault Aviation. Devem ser entregues no prazo de dois anos, a partir deste mês.

A compra faz parte de um programa de modernização para os militares da Grécia e ocorre durante um período de relações principalmente turbulentas com a vizinha Turquia. Os dois aliados da OTAN estão em desacordo por causa de uma série de disputas, incluindo sobre fronteiras no Mar Egeu e no leste do Mediterrâneo, e chegaram à beira da guerra três vezes desde meados da década de 1970.

“Esta compra contribuirá para o reforço adicional da capacidade de combate e do poder de dissuasão da Força Aérea e das Forças Armadas, cuja principal missão é a defesa da integridade territorial e dos direitos soberanos de nossa pátria”, disse Panagiotopoulos.

O ministro também enfatizou os estreitos laços de defesa entre a Grécia e a França, dizendo que a compra “demonstra nossa determinação em fortalecer ainda mais não apenas nossas relações bilaterais, mas também nossa cooperação para a estabilidade e prosperidade na região mais ampla do Mediterrâneo oriental”.

Eric Trappier, presidente e CEO da Dassault Aviation, descreveu o Rafale como “um divisor de águas estratégico para a Força Aérea Helênica. Ele terá um papel ativo por parte da liderança de segurança da Grécia como uma grande potência regional.”

FONTE: Military.com

wpDiscuz