Rival chinês da Boeing e Airbus se aproxima do serviço comercial
Depois de mais de uma década em desenvolvimento e US$ 72 bilhões de apoio estatal, o primeiro jato de passageiros da China, o Comac C919 de corredor único, está em fase de aprovação para iniciar voos comerciais.
Separada da indústria de aviação militar da China em 2008, a Comac anunciou cerca de 1.000 pedidos e opções para o avião, principalmente de clientes domésticos.
A primeira entrega, para a China Eastern Airlines, deve ocorrer até o final deste ano, de acordo com o Financial Times.
O C919 não é páreo para a eficiência de combustível ou alcance das versões mais recentes do Airbus A320 ou da família 737 do Boeing. Mas a grande preocupação para os grupos ocidentais é que as iterações futuras podem causar uma grande redução nos pedidos da China.
O país está em vias de se tornar o maior mercado mundial de aviação. A Boeing prevê que as companhias aéreas do país irão adquirir um total de 8.600 novos aviões nos próximos 20 anos, disse o FT.