EUA realizam primeiro ataque aéreo na Somália sob a administração Biden
As forças dos EUA em 20 de julho conduziram um ataque aéreo contra os combatentes do Al Shabab na Somália, o primeiro ataque do tipo sob o presidente Joe Biden.
O ataque, que ocorre depois que a maioria das tropas americanas deixou o país, apoiou as forças parceiras da Somália sob ataque nas proximidades de Galkayo.
“Não havia forças americanas acompanhando as forças somalis durante esta operação”, disse o porta-voz do Departamento de Defesa, Cindi King, em um comunicado. “As forças dos EUA estavam conduzindo uma missão remota de aconselhamento e assistência em apoio às forças parceiras da Somália designadas. As forças dos EUA estão autorizadas a realizar ataques em apoio às forças parceiras designadas pelo comandante combatente em autodefesa coletiva.”
O último ataque aéreo na Somália foi em 19 de janeiro, pouco antes de Biden tomar posse como presidente.
Em dezembro, o então presidente Donald J. Trump ordenou que as tropas americanas deixassem a Somália como parte de uma grande missão de transporte aéreo rápido chamada Operação Octave Quartz. Desde então, as forças americanas têm “se deslocado para o trabalho”, voando para missões de curto prazo e deixando o país, disse o comandante do Exército do Comando da África dos EUA, general Stephen J. Townsend.
No mês passado, porém, Townsend disse que o Departamento de Defesa está considerando enviar tropas americanas de volta ao país. O “reposicionamento bastante repentino da Somália” tornou a missão mais arriscada e complexa, disse ele.
“Então, o que estamos tentando fazer é administrar esse risco e complexidade enquanto ainda tentamos ajudar nossos parceiros africanos com seus desafios de segurança”, acrescentou.
FONTE: Air Force Magazine