A aviação russa tem grande potencial de desenvolvimento, diz Putin
O líder russo destacou que o futuro da aviação reside nos veículos aéreos não tripulados, sistemas robóticos e aplicação de inteligência artificial
ZHUKOVSKY, 20 de julho./TASS/. Os modelos apresentados no Salão Internacional de Aviação e Espaço MAKS 2021 demonstram claramente que o potencial de desenvolvimento da aviação russa é alto, disse o presidente Vladimir Putin na abertura do evento.
“O que vemos agora em Zhukovsky demonstra obviamente que a aviação russa tem alto potencial de desenvolvimento. Nossa indústria aeronáutica também continua criando novos equipamentos de aviação competitivos”, disse o presidente.
As transportadoras aéreas domésticas já estão recebendo aviões Sukhoi Superjet 100 modernos e “o MC-21 de longo alcance de última geração deve ir para as rotas” em breve, observou Putin. “Suas modificações com o motor doméstico PD-14 são apresentadas neste show aéreo pela primeira vez”, disse o presidente. “Este avião será seguido pelo regional Il-114-300, o avião multifuncional leve Baikal e os novos helicópteros há muito aguardados”, acrescentou Putin.
Liderança da Rússia no setor aeroespacial
O presidente russo observou que a produção de equipamentos modernos, seguros e eficientes permitirá à Rússia fortalecer posições de liderança no setor aeroespacial.
“Estou confiante de que o equipamento moderno, eficiente e seguro da marca russa ajudará as companhias aéreas domésticas a atender à crescente demanda por voos e a manter um lugar decente no mercado global e, assim, fortalecerá as posições da Rússia como um dos líderes reconhecidos da indústria aeroespacial,” disse o chefe de estado.
A Rússia também tem posições a oferecer a parceiros na esfera de pesquisas e desenvolvimentos fundamentais, disse Putin. As instituições científicas russas obtiveram sucesso “em toda a gama de áreas inovadoras, com uma porção significativa delas apresentadas em sites e displays no MAKS”, acrescentou o presidente.
Futuro da aviação
Vladimir Putin também destacou que drones, sistemas robóticos e inteligência artificial são as áreas de futuro desenvolvimento da aviação.
“O MAKS olha para o futuro. E o futuro está nos veículos aéreos não tripulados e nos sistemas robóticos, aplicação da inteligência artificial na aviação”, disse o chefe de estado. Todas essas áreas têm ampla cobertura no MAKS, observou.
As autoridades russas buscam trazer proativamente jovens profissionais promissores para o setor aeroespacial, disse o presidente. “A esse respeito, gostaria de observar que uma etapa do concurso russo de pessoal para a indústria digital será realizada paralelamente ao salão de aviação”, disse Putin. O objetivo do projeto é criar “um sistema de treinamento avançado e retreinamento de especialistas para a indústria da aviação e da indústria de radioeletrônica, que moldarão o futuro da aviação russa em muitos aspectos”, acrescentou o líder russo.
FONTE: TASS