GAO descobre que os custos de sustentação do F-35 podem ir além do suportável
Em matéria assinada por Valerie Insinna no site Defense News, de acordo com as estimativas do Government Accountability Office (GAO), a Força Aérea dos Estados Unidos (USAF) chegará a um ponto crítico em que os custos de sustentação do F-35 ficarão muito caros, forçando o serviço a cortar sua compra planejada do jato fabricado pela Lockheed Martin ou reduzir drasticamente as horas de voo.
Conforme as operações dos F-35 da Força Aérea, Marinha e Fuzileiros Navais atingem seu pico em 2036, será exponencialmente difícil para as Forças sustentarem o F-35 se o custo por “cauda” permanecer nas estimativas atuais, disse o GAO em um Relatório de 7 de julho. Custo por cauda por ano é a medida que o Pentágono usa para medir quanto dinheiro é necessário para sustentar uma única aeronave anualmente.
Especificamente, o Departamento de Defesa enfrentará uma lacuna de US$ 6 bilhões em 2036 entre o custo real de manutenção dos F-35s dos serviços e o custo que os serviços podem pagar, disse o GAO.
Cerca de US$ 4,4 bilhões dessa despesa serão cobrados da Força Aérea, que planeja comprar 1.763 jatos de decolagem e pouso convencional F-35A durante todo o programa de registro.
“Se os aumentos de custos de sustentação anuais projetados – estimados conservadoramente em dezenas de bilhões de dólares quando agregados – não forem revertidos e colocados em alinhamento com as restrições de acessibilidade, ao longo do tempo haverá uma pressão crescente e significativa no orçamento anual do DOD enquanto o número de aeronaves na frota de F-35 aumenta”, disse o GAO.
“As decisões e ações tomadas nos próximos anos podem ter um efeito significativo na acessibilidade e eficácia do programa F-35 a longo prazo.”
Especificamente, oficiais da Força Aérea disseram ao GAO que, a menos que os custos de sustentação diminuam, “as únicas opções restantes disponíveis do serviço para atender às restrições de acessibilidade são reduzir o número total de aeronaves F-35A que planejam comprar ou reduzir as horas de voo planejadas da aeronave.”
O Chefe do Estado-Maior da Força Aérea, General C.Q. Brown, já sinalizou que o serviço pode estar disposto a cortar o programa de aquisição do F-35A e comprar um caça de “quarta geração plus” mais barato para substituir alguns de seus F-16s mais antigos, que originalmente deveriam ser substituídos pelo F-35.
O programa F-35 deve custar aos contribuintes dos EUA um total de US$ 1,7 trilhão em seu ciclo de vida, de acordo com a estimativa de 2020 do escritório de Avaliação de Custos e Programas do Pentágono.
As atividades de sustentação – que incluem a manutenção do jato, a mão de obra necessária para sustentar a aeronave, os custos de combustível e munições de treinamento, equipamento de suporte, certos custos associados ao treinamento e outras despesas – somam US$ 1,3 trilhão em custos de ciclo de vida do F-35.
Os custos de manutenção se tornaram um problema para o programa F-35 nos últimos anos, e vários legisladores pressionaram os funcionários do programa para diminuí-los.
“Não há dúvida de que todos os envolvidos – certamente a Lockheed Martin – poderiam estar fazendo um trabalho melhor para reduzir os custos de sustentação”, disse o presidente do Comitê de Serviços Armados da Câmara, Adam Smith, D-Wash., durante uma mesa redonda com repórteres no mês passado. “Os custos de sustentação – e eles variam, entendo que chegam a US$ 38.000 por hora, e isso é incrivelmente caro – farão com que não se queira realmente operá-lo mais do que o absolutamente necessário.”
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