MANILA – Os senadores filipinos ofereceram condolências às famílias de 47 soldados que morreram quando um avião de transporte Lockheed C-130H Hércules da Força Aérea Filipina (PAF) caiu em Patikul, Sulu, no domingo. Três civis no terreno também foram mortos.

Ao mesmo tempo, o senador Ronald “Bato” Dela Rosa disse em um comunicado na segunda-feira que o infeliz acidente é um alerta para modernizar ainda mais as Forças Armadas das Filipinas.

“Tenho que esperar os resultados da investigação antes de colocar a culpa em nossos aviões militares antiquados. Mas talvez seja a hora de nós, na legislatura, darmos uma segunda olhada na realidade de que vidas perdidas desses chamados caixões voadores ou fabricantes de viúvas não têm preço em comparação com a dívida externa que podemos incorrer como resultado da modernização militar”, disse dela Rosa, que era policial em Mindanao antes de se tornar legislador.

O senador Francis Pangilinan também disse que uma investigação é necessária “para encontrar maneiras de evitar outra tragédia”.

“Como eles arriscam suas vidas ao realizar suas tarefas, nossos soldados merecem melhores equipamentos e hardware para tornar cada voo seguro”, disse ele em outro comunicado.

A senadora Grace Poe ecoou o apelo de Pangilinan para um inquérito “para ver o que pode ser feito para evitar uma repetição do trágico acidente e para colocar em prática medidas para tornar nossos aviões militares seguros”.

O senador Koko Pimentel III, natural de Cagayan de Oro onde a aeronave decolou a caminho de Jolo, disse em outro comunicado que está profundamente entristecido com a queda e agradeceu aos funcionários que morreram “pelo serviço prestado à nação. Deus Todo-Poderoso abençoe todos os nossos soldados e suas famílias ”.

A senadora Risa Hontiveros disse que “o governo deve garantir que todos os benefícios devidos às suas famílias sejam liberados sem demora e que eles recebam as devidas honras militares no momento do sepultamento”.

Relatórios iniciais diziam que o avião com número de cauda 5125 transportava 96 passageiros. Ele tentou pousar no aeroporto Jolo, próximo ao acampamento Teodulfo Bautista, mas ultrapassou a pista.

O avião chegou às Filipinas em janeiro e é um dos seis C-130 operados pelo 222º Esquadrão de Transporte Aéreo da PAF.

O C-130H estava em serviço desde fevereiro de 1988 com a Força Aérea dos Estados Unidos antes de ser vendido para as Filipinas por meio da Agência de Cooperação para a Segurança da Defesa.

FONTE: Philippine News Agency

wpDiscuz