Seis caças F-16 Block 50 da Força Aérea dos Estados Unidos pousaram na tarde de 1º de julho, no Aeroporto Internacional José María Córdova, na cidade de Rionegro (Antioquia) para participar do exercício international Lightning.

A sexta versão do exercício recebe dois esquadrões de superioridade aérea e tripulações da Força Aérea dos Estados Unidos (USAF) e da Força Aérea Colombiana (FAC) com o objetivo de fortalecer a interoperabilidade entre as duas nações aliadas.

Pelas normas da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), as tripulações serão treinadas para unificar diretrizes e critérios relacionados a técnicas, táticas e procedimentos no desenvolvimento de operações militares.

As seis aeronaves F-16 pousaram em território colombiano, com homens e mulheres dispostos a trocar experiências e conhecimentos como parte do desenvolvimento deste exercício conjunto, que também permitirá às equipes de voo colombianas dar a conhecer suas capacidades adquiridas na execução de operações reais.

As aeronaves de superioridade aérea serão colocadas temporariamente no Comando Aéreo de Combate nº 5, de onde partirão para missões de treinamento de combate aéreo com aeronaves de combate colombianas.

Por sua vez, a Força Aérea Colombiana participará com aeronaves Kfir, fortalecendo a doutrina aeronáutica e permitindo o fortalecimento das capacidades de exercer o domínio no ar, espaço e ciberespaço, mantendo assim a liderança nas missões de defesa aérea do país.

FONTE: webinfomil.com

wpDiscuz