F-16V

MANILA, Filipinas – O secretário de Defesa Delfin Lorenzana disse que os caças F-16 que estão sendo oferecidos pelos Estados Unidos são “caros”, o que levou a Força Aérea Filipina (PAF) a procurar outras opções.

“Os EUA querem que compremos seus F-16s. É muito caro, então a PAF está avaliando outros”, disse ele ao INQUIRER.net em 25 de junho.

O Pentágono anunciou em 24 de junho que o Departamento de Estado dos EUA aprovou a possível venda de caças F-16, juntamente com os mísseis Sidewinder e Harpoon, para as Filipinas.

O governo filipino havia solicitado a compra de 10 aeronaves F-16C Block 70/72 e duas aeronaves F-16D Block 70/72 produzidas pela Lockheed Martin Co., com um custo estimado de US$ 2,43 bilhões (cerca de 120 bilhões de pesos filipinos). O pacote de armas incluía peças e treinamento, de acordo com a Agência de Cooperação e Segurança de Defesa do Pentágono.

A venda proposta melhorará a capacidade das Filipinas de enfrentar as ameaças atuais e futuras, permitindo a implantação de aviões de combate para suas operações, disse o documento.

Lorenzana disse que a PAF reduziu a escolha de caças multifuncionais entre o F-16 da Lockheed Martin e o Gripen da Saab e uma decisão seria revelada “em breve”.

Ele disse que a PAF espera que um acordo seja assinado antes que o presidente Rodrigo Duterte deixe o cargo no ano que vem.

No mês passado, Lorenzana renovou um apelo para adquirir caças multifuncionais, pois é “uma capacidade crítica para a defesa do espaço aéreo territorial de nosso país” contra ameaças externas.

Saab Gripen C/D

FONTE: inquirer.net

wpDiscuz