O protótipo do carro voador completou, no dia 28/6, um voo de 35 minutos entre os aeroportos internacionais de Nitra e Bratislava, na Eslováquia. O carro-avião híbrido, AirCar, está equipado com um motor BMW e funciona com combustível normal da bomba de gasolina.

Seu criador, o professor Stefan Klein, disse que ele poderia voar cerca de 1.000 km (600 milhas), a uma altura de 8.200 pés (2.500 m), e já fez 40 horas no ar até agora.

O AirCar demora dois minutos e 15 segundos para se transformar de um carro em uma aeronave. As asas estreitas se dobram nas laterais do carro.

O professor Klein dirigiu direto para fora da pista e para a cidade na chegada, assistido por repórteres convidados.

Ele descreveu a experiência, na manhã de segunda-feira, como “normal” e “muito agradável”.

No ar, o veículo atingiu a velocidade de cruzeiro de 170km/h.

Pode transportar duas pessoas, com um limite de peso combinado de 200 kg.

Há grandes expectativas para o mercado nascente de carros voadores, que há muito tempo são anunciados na cultura popular como um marco visionário do futuro.

Em 2019, a consultora Morgan Stanley previu que o setor poderia valer US$ 1,5 trilhão em 2040.

E em um evento da indústria na terça-feira (29/6), o presidente-executivo da Hyundai Motors Europe, Michael Cole, chamou o conceito de “parte do nosso futuro”.

É considerada uma solução potencial para o desgaste das infraestruturas de transporte existentes.

‘Mercado enorme’
A empresa por trás da AirCar, Klein Vision, diz que o protótipo levou cerca de dois anos para ser desenvolvido e custou “menos de 2 milhões de euros” em investimento.

Anton Zajac, consultor e investidor da Klein Vision, disse que se a empresa puder atrair até mesmo uma pequena porcentagem das vendas globais de companhias aéreas ou táxis, ela teria um enorme sucesso.

“Existem cerca de 40.000 pedidos de aeronaves apenas nos Estados Unidos”, disse ele.

“E se convertermos 5% desses, para trocar a aeronave pelo carro voador – teremos um mercado enorme.”

‘Realmente legal’
O Dr. Stephen Wright, pesquisador sênior em aviônica e aeronaves da Universidade do Oeste da Inglaterra, descreveu o AirCar como “o fruto do amor de um Bugatti Veyron e um Cesna 172”.

E ele não achava que o veículo seria particularmente barulhento ou antieconômico em termos de custos de combustível, em comparação com outras aeronaves.

“Tenho que admitir que isso parece muito legal – mas tenho centenas de perguntas sobre a certificação”, disse o Dr. Wright.

“Qualquer um pode fazer um avião, mas o truque é fazer um que voe e voe e voe por um milhão de horas, com uma pessoa a bordo, sem nenhum incidente.

“Mal posso esperar para ver o pedaço de papel que diz que é seguro voar e seguro para vender.”

FONTE: BBC

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