O protótipo estático do caça sul-coreano KF-21 foi movido do edifício de asa fixa para o edifício de teste estrutural. Isso significa que o projeto KF-21 entrará na fase de teste e avaliação em escala real, e o dispositivo de teste, dispositivo de adição de carga, sensor e atuador hidráulico serão instalados em agosto.

O teste principal começará em setembro. O protótipo estático de corpo inteiro é equipado com alguns itens como radar, trem de pouso, motor e cauda horizontal como um mockup, e o resto é uma aeronave estruturalmente completa fabricada da mesma forma que o protótipo de voo.

O teste estático geral está programado para ser realizado por 27,5 meses até dezembro de 2023, começando com o teste de verificação de carga limite para garantir a segurança do primeiro voo.

A KAI abriu a linha de montagem do KF-21 para o Hankyoreh, o primeiro jornal sul-coreano a ter acesso à fábrica.

Durante a visita sem precedentes, vinte engenheiros trabalharam juntos para carregar mísseis no segundo protótipo. “Os aviões não podem ser soldados porque são feitos de alumínio e outros materiais especiais. Montamos a fuselagem e anexamos as asas à fuselagem fazendo muitos orifícios em ambos os lados para inserir rebites. Uma única asa precisa de mais de 10.000 rebites”, disse Lee Il-woo, engenheiro sênior do projeto KF-21. “O interior do caça tem uma estrutura complicada projetada para continuar funcionando mesmo que algumas partes sejam danificadas por tiros durante um dogfight. O equipamento eletrônico vai da cabine até a extremidade das asas”, disse Lee.

O KAI KF-21 Boramae/Fighting Hawk (anteriormente conhecido como KF-X) é um programa de desenvolvimento de aeronaves de caça de geração 4.5 da Coreia do Sul/Indonésia com o objetivo de produzir um caça multifuncional avançado para as forças aéreas sul-coreana  e indonésia. A estrutura é mais furtiva do que outros caças de 4ª geração, mas não carrega armas em compartimentos internos como os caças de 5ª geração, embora os compartimentos internos possam ser introduzidos posteriormente no desenvolvimento.

O programa é liderado pelo governo sul-coreano, que detém 60% das ações do programa. A Indonésia teve uma participação de 20% no programa em 2010, e os 20% restantes são detidos por parceiros privados, incluindo a fabricante Korean Aerospace Industries (KAI). O KAI KF-X é o segundo programa de desenvolvimento de jatos de combate domésticos da Coreia do Sul, após o FA-50.

Em 9 abril de 2021, o primeiro protótipo foi concluído e apresentado durante uma cerimônia de lançamento na sede da KAI em Sacheon. Recebeu oficialmente o nome de Boramae. O primeiro teste de voo está programado para 2022, com todo o processo de desenvolvimento previsto para ser concluído até 2026. A Força Aérea da Coreia do Sul planeja introduzir 40 unidades KF-21 até 2028 e outras 80 unidades até 2032, totalizando 120 aeronaves. Também estará disponível para o mercado de exportação.

Segundo um acordo com a Indonésia, a Coreia do Sul deve entregar um protótipo e tecnologia a Jacarta para fabricar a aeronave na Indonésia, onde o programa de desenvolvimento KF-X é referido como o programa IF-X. O Jakarta Globe informou que a aeronave receberá a designação F-33.

O KF-21 foi apresentado em 9 de abril de 2021

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