Durante o exercício conjunto das forças da formação operacional permanente da Marinha Russa no Mar Mediterrâneo e das Forças Aeroespaciais Russas, que está ocorrendo na parte oriental do Mar Mediterrâneo desde 25 de junho, um par de aeronaves MiG-31K e uma aeronave antissubmarino IL-38 voaram para a base aérea russa de Khmeimim, na República Árabe da Síria.

Atualmente, as tripulações de MiG-31K começaram a realizar tarefas para a proteção do espaço aéreo da região. Essas aeronaves podem usar os mais recentes mísseis hipersônicos do complexo “Dagger” (Kinzhal).

Os bombardeiros Tu-22M3 de longo alcance também realizaram voos de treinamento sobre o Mar Mediterrâneo. “Os pilotos das aeronaves adquiriram habilidades práticas para realizar missões em novas áreas geográficas. As missões foram realizadas para destruir o inimigo hipotético e foram concluídas com alta qualidade. A tecnologia da aviação mais uma vez confirmou sua alta confiabilidade. O pessoal de voo ganhou uma experiência inestimável”, disse o comandante da aviação de longo alcance, tenente-general Sergei Kobylash.

Aeronaves deste tipo baseiam-se no campo de aviação de Khmeimim pela primeira vez. Isso se tornou possível com a reconstrução da segunda pista com a substituição completa do revestimento e a instalação de novos equipamentos de iluminação e rádio.

Durante os voos de treinamento, a tecnologia e os equipamentos da aviação serão testados em condições climáticas difíceis, e as tripulações das aeronaves adquirirão habilidades práticas para realizar missões de treinamento em novas regiões geográficas.

Como parte do exercício conjunto, as tripulações de defesa aérea dos navios das frotas operacionais permanentes da Marinha Russa no Mar Mediterrâneo, por sua vez, participaram de um treinamento para repelir armas de ataque aéreo inimigas. De acordo com a situação operacional, as aeronaves inimigas receberam dados sobre a localização da fragata no mar e se dirigiram ao alvo para realizar um ataque aéreo com mísseis guiados. O inimigo com as características dadas foi simulado eletronicamente pelo sistema de controle de armamento do navio.

Durante o treinamento, as tripulações dos navios nos centros de informação de combate detectaram e classificaram os alvos, e realizaram os cálculos da defesa aérea, quando uma aeronave se aproximou à distância de destruição, destruíram-no com lançamentos eletrônicos de mísseis antiaéreos, evitando assim um ataque de mísseis aos navios.

De acordo com o plano do exercício, cinco navios da Marinha Russa (incluindo o cruzador de mísseis Moskva, as fragatas Almirante Essen e Almirante Makarov), além dos dois submarinos Stary Oskol e Rostov-on-Don, juntamente com aeronaves antissubmarino Tu-142MK, Il-38, bombardeiros de longo alcance Tu-22M3 e aeronaves MiG-31K realizarão missões de treinamento de combate para garantir a segurança da base aérea de Khmeimim e do centro de logística de Tartus da Marinha Russa.

FONTE: Ministério da Defesa da Rússia

wpDiscuz