Missões HEIFARA-WAKEA: Projeção de poder da Força Aeroespacial Francesa na Polinésia e operação conjunta com a USAF

46

De 20 a 26 de junho de 2021, o Armée de l’Air et de l’Espace está realizando uma missão de projeção de poder da metrópole ao Pacífico, a mais de 17.000 km da França, denominada HEIFARA. Realizada por 170 militares, o dispositivo é composto por três caças Rafale, dois aviões-tanque A330 Phénix e dois cargueiros A400M Atlas. Depois de chegar à Polinésia em menos de 48 horas, as aeronaves fizeram uma incursão na chegada, simulando a entrada em espaço aéreo contestado. Seguir-se-ão missões de preparação operacional de alta intensidade.

Este deslocamento distante e rápido é, portanto, parte da estratégia de defesa francesa na região do Indo-Pacífico. Ele demonstra a capacidade da França de proteger seus nacionais, seus territórios e seus interesses, mesmo os distantes, ao chegar à Polinésia em 48 horas, enquanto realiza missões aéreas de alta intensidade no local.

A projeção de poder HEIFARA será realizada a partir de Lyon, dentro do novo Centro de Planejamento e Controle de Operações Aéreas (CAPCO). Esta moderna ferramenta permite, numa lógica multi-campo e multi-ambiente, a realização de complexas missões aéreas em qualquer parte do mundo. Dá às autoridades militares e políticas total visibilidade da missão atual, graças ao aumento da conectividade com os meios empregados.

A partir de 27 de junho de 2021, os aviadores se deslocarão ao Havaí para participar de missões de prontidão operacional como parte da cooperação bilateral com os Estados Unidos no Pacífico. A interoperabilidade entre caças Rafale e F-22 estará no centro dessas manobras que levarão o nome de WAKEA. A missão esclarecerá a importância e robustez da parceria estratégica e operacional entre as duas forças aéreas.

Por fim, no retorno à metrópole previsto para 9 de julho de 2021, a Força Aeroespacial Francesa é convidada a pousar em Langley (Virginia – Estados Unidos) para comemorar os 240 anos da Batalha de Yorktown, batalha decisiva pela independência dos Estados Unidos Estados.

FONTE: Ministério das Forças Armadas Francesas

wpDiscuz