Caça stealth J-20, com motores desenvolvidos localmente, em serviço com o 2ª grupo de elite da Força Aérea Chinesa

120

A Força Aérea do Exército de Libertação Popular da China (PLAAF) equipou uma segunda força de elite com o jato de combate mais avançado do país, o J-20, enquanto a unidade fazia sua estreia com os novos aviões de guerra no nordeste da China na sexta-feira (18/6).

As imagens da reportagem mostram que esses J-20s estão equipados com motores desenvolvidos na China, disseram os observadores.

O Military Development Vanguard Air Group, que se originou da primeira força de combate de aviação do Partido Comunista da China (PCC) e fez glórias na Guerra para Resistir à Agressão dos EUA e Ajuda à Coreia (1950-53) e missões de defesa aérea nacional abatendo 92 aeronaves hostis, agora está equipado com caças J-20, informou a China Central Television (CCTV) na sexta-feira, citando um porta-voz da Força Aérea do PLA.

Na sexta-feira, os J-20s da unidade fizeram uma performance aérea junto com outros caças, incluindo J-16s e J-10s, durante um evento da PLAAF comemorando o 100º aniversário da fundação do PCC na antiga base da Escola de Aviação do Nordeste da China, relatou a CCTV.

“Minha unidade agora está pilotando os aviões de guerra mais avançados desenvolvidos na China e vamos praticar muito para tirar o melhor deles, aprimorar nossa confiança e determinação para lutar e vencer e cumprir as expectativas do Partido e do povo”, disse Shi Yunjia, um piloto J-20, na reportagem.

Esta é a segunda força de elite da PLAAF equipada com o caça a jato mais avançado do país. Em outubro de 2019, a Força anunciou que o J-20 foi comissionado no Wang Hai Air Group, uma força de combate heróica que abateu 59 aeronaves inimigas e recebeu o nome de Wang Hai, um ás na Guerra da Coreia.

Aviões de combate avançados serão comissionados entre mais unidades da PLAAF, já que o desenvolvimento da Força na nova era requer forças mais capazes, disse Wang Mingzhi, um especialista militar da PLAAF.

As forças de elite devem ser vanguardas e também devem receber as melhores aeronaves, disse Wang.

Os observadores apontaram que os J-20s apresentados nas filmagens da reportagem estão aparentemente equipados com motores WS-10 desenvolvidos na China.

Esta não é a primeira vez que a PLAAF confirma que um J-20 equipado com motor doméstico entrou em serviço. Em janeiro, a PLAAF lançou um vídeo para seu programa de recrutamento de pilotos, e a mídia identificou um J-20 equipado com motores WS-10C desenvolvidos localmente em vez de motores russos importados.

Mais J-20s entrando em serviço com a PLAAF e seus motores desenvolvidos internamente indicam que o J-20 está se tornando cada vez mais maduro tecnicamente e começou a produção em massa, disse um especialista militar ao Global Times na sexta-feira, solicitando anonimato.

Espera-se que mais unidades da PLAAF baseadas em diferentes locais do país recebam mais caças J-20, aumentando significativamente a capacidade da Força Aérea do PLA de salvaguardar a soberania da pátria, o espaço aéreo e os interesses de desenvolvimento, disse o especialista.

O J-20 fez seu primeiro voo de teste em 2011, sua estreia no Airshow China 2016 e entrou no serviço militar em 2017.

FONTE: Global Times

wpDiscuz