Força Aérea dos EUA lança concorrência do avião-tanque KC-Y
A Força Aérea dos Estados Unidos (USAF) lançou formalmente sua competição de aviões-tanque KC-Y, com um pedido de informações (RFI) emitido em 16 de junho.
Conhecido também como Bridge Tanker, o requisito KC-Y é para uma aeronave comercial de reabastecimento aéreo para complementar a frota da USAF assim que as entregas do Boeing KC-46A Pegasus forem concluídas no final da década.
“A nova aeronave preencherá a lacuna do KC-X para a próxima fase de recapitalização do Advanced Air Refueling Tanker, anteriormente conhecida como KC-Z. O contrato de preço fixo existente do KC-46A está limitado a 13 lotes de produção, com a última aquisição planejada em 2027 e entrega em 2029 ”, disse o Centro de Gerenciamento do Ciclo de Vida da Força Aérea (AFLCMC). “Os requisitos para o Bridge Tanker estão sendo definidos e os recursos necessários serão incorporados à solicitação final de proposta (RFP), uma vez que seja validada através do processo de recrutamento conjunto do Departamento de Defesa. A Força Aérea dos EUA planeja liberar o RFP final até o final de 2022.”
Com as entregas do KC-Y programadas para começar em 2029, a USAF espera receber entre 140 e 160 novos aviões-tanque a uma cadência de 12 a 15 por ano. Conforme observado pelo AFLCMC, como uma aeronave comercialmente derivada, o Bridge Tanker será baseado em tecnologias existentes e emergentes com uma concorrência de aquisição total e aberta. Nem furtividade de desenvolvimento nem capacidade não tripulada são planejadas.
FONTE: Jane’s