Ministério da Defesa e Sukhoi planejam desenvolver um Su-57 biposto para exportação
O modelo pode criar demanda adicional, disse o vice-primeiro-ministro Yuri Borisov
KOMSOMOLSK-ON-AMUR, 16 de junho/TASS/. O Ministério da Defesa Russo e o Sukhoi Design Bureau estão planejando desenvolver uma versão de dois lugares do caça Su-57 de quinta geração na versão de exportação. O vice-primeiro-ministro Yuri Borisov disse a repórteres sobre isso na quarta-feira, durante uma viagem de trabalho ao Território Primorsky.
“Há interesse por essa máquina e, na minha opinião, vai crescer a cada ano, à medida que nossos militares recebam mais e mais aviões desse modelo. Os clientes estrangeiros primeiro observam como se comporta este ou aquele tipo de arma das Forças Armadas do fabricante. O Ministério da Defesa e o Sukhoi Design Bureau estão preparando um cockpit de dois pilotos, que vai expandir a demanda de exportação para este modelo e pode criar uma demanda adicional”, disse ele.
Conforme relatado no início de junho pelo diretor geral da Rosoboronexport, Alexander Mikheev, cinco Estados do Sudeste Asiático estão demonstrando interesse no Su-57.
O Su-57 é um caça multifuncional russo de quinta geração, projetado para destruir todos os tipos de alvos aéreos, terrestres e de superfície. Possui velocidade de cruzeiro supersônica, armamento interno, revestimento para absorção de ondas de radar, bem como o mais recente complexo de equipamentos de bordo. No final de 2024, as Forças Aeroespaciais Russas receberão 22 unidades Su-57 e, em 2028, seu número nas Forças Armadas Russas aumentará para 76 unidades.
FONTE: TASS