Treinadores Beechcraft T-6 Texan II para o Vietnã
No início de junho de 2021, os Estados Unidos concordaram em vender um número ainda desconhecido de aeronaves de treinamento Beechcraft T-6 Texan II para Không quân Nhân dân Việt Nam (VPAF, Força Aérea Popular do Vietnã).
Espera-se que três aeronaves sejam entregues em meados de 2023, como parte de um pacote que inclui o programa básico de treinamento de pilotos. O programa completo segue o modelo da USAF com pacotes de suprimento/suporte para treinamento, engenharia, logística e peças sobressalentes necessárias para manter a aeronave em serviço na VPAF.
Já em 2019, dois pilotos vietnamitas de CASA C295 foram treinados com o Programa de Liderança de Aviação da USAF na Base Aérea de Colombo (TX). Entre esses dois pilotos estava o tenente sênior Dang Duc Toai, que voou no Beechcraft T-6 Texan II mais de 167 horas até o momento.
De acordo com altos funcionários vietnamitas, a VPAF terá um novo programa de treinamento de aviação de 5 anos, que seria implementado nos próximos anos para substituir o programa tradicional de 4 anos. Nesse novo programa, o Texan II provavelmente será usado para treinar Cadetes da Força Aérea que deverão voar nas aeronaves de transporte ocidentais, como o C295 e o C212.
Os futuros pilotos de caça selecionados começam o treinamento de voo básico no Texan II ou no Yakovlev Yak-52, antes de passar para o Aero L-39C/L-39NG e de lá para o Sukhoi Su-22 Fitter e Sukhoi Su-27/30 Flanker. Os novos treinadores Yakovlev 130 encomendados devem treinar pilotos em preparação para a futura aquisição de aeronaves (que dizem ser o Sukhoi Su-35).
O T-6 Texan II é uma aeronave turboélice construída pela Raytheon Aircraft Company (que se tornou a Hawker Beechcraft, posteriormente a Beechcraft Defense e foi comprada pela Textron Aviation em 2014).
A aeronave de treinamento, baseada no Pilatus PC-9, substituiu o Cessna T-37B Tweety Bird da USAF e o T-34C Turbo Mentor da Marinha dos EUA.
O T-6A é usado pela USAF para treinamento de piloto básico e treinamento de Oficial de Sistemas de Combate (CSO), a Marinha dos EUA e o USMC usam o treinador para treinamento primário de Aviador Naval e treinamento primário e intermediário de Oficial de Voo Naval (NFO).
O T-6C Texan II é usado para treinamento pela Força Aérea Mexicana, Força Aérea Real, Força Aérea Real Marroquina e Força Aérea Real da Nova Zelândia.
FONTE: Scramble Magazine