EUA fecham contrato de venda de treinadores turboélice T-6C Texan II para a Tunísia
O Departamento de Defesa dos Estados Unidos (DoD) concedeu à Textron US$ 12,5 milhões relacionados ao programa T-6C Texan II da Tunísia.
Anunciado em 11 de junho, o contrato de Vendas Militares Estrangeiras (FMS) prevê a aquisição de itens de produção de longo prazo e sobressalentes para apoiar a entrega de oito T-6Cs para o país do Norte da África em 2022, bem como a realização de uma pesquisa no país para basear as aeronaves.
O trabalho será realizado em Wichita, Kansas, e deverá ser concluído em outubro de 2022.
O contrato chega cerca de 19 meses depois que o Departamento de Estado dos EUA aprovou a venda de até 12 aeronaves de treinamento Texan II para a Tunísia por um valor estimado de US$ 234 milhões.
“A venda proposta substituirá a velha frota de treinadores da Tunísia e permitirá que a Tunísia continue treinando pilotos para apoiar as missões antiterrorismo e de segurança de fronteira da Tunísia”, disse a Agência de Cooperação para a Segurança da Defesa dos Estados Unidos em outubro de 2019.
Além desta aprovação para a variante de treinador T-6C, o governo dos EUA aprovou a venda de quatro aviões da versão de ataque leve AT-6 Wolverine para a Tunísia em fevereiro de 2020.
Tanto o T-6C quanto o AT-6 compartilham 85% em estrutura, aviônica e outros sistemas, e devem substituir a frota da Força Aérea Tunisiana do Aero L-39 Albatros e SIAI-Marchetti SF 260 Warrior que estão em serviço desde 1995 e 1974, respectivamente.
FONTE: Jane’s