O MQ-25 da Boeing é o primeiro drone a reabastecer uma aeronave em voo
7 de junho – A Boeing disse neste segunda-feira que seu drone MQ-25 se tornou a primeira aeronave não tripulada a reabastecer outra aeronave no ar.
O protótipo T1 de propriedade da Boeing para o MQ-25 Stingray da Marinha demonstrou sua capacidade de realizar sua missão de reabastecimento aéreo para a Marinha dos EUA em um voo de teste no dia 4 de junho.
A aeronave não tripulada estendeu uma mangueira e drogue de seu casulo de reabastecimento aéreo fornecido pela Marinha dos EUA para transferir combustível para um F/A-18 Super Hornet da Marinha dos EUA durante o voo de teste, de acordo com o comunicado.
“Esta equipe de profissionais foi essencial para o sucesso do voo”, disse o contra-almirante da Marinha Brian Corey, que supervisiona o Program Executive Office for Unmanned Aviation and Strike Weapons, no comunicado.
“Nos próximos anos, trabalharemos lado a lado com a Boeing para fornecer essa capacidade que irá aprimorar muito a futura ala aérea de porta-aviões”, disse Corey.
A façanha foi realizada depois que um piloto de testes do F/A-18 voou em formação cerrada atrás do MQ-25 durante a parte inicial do voo para garantir estabilidade para reabastecimento – com apenas 6 metros de separação entre a aeronave não tripulada e o sonda de reabastecimento do caça a jato – de acordo com o comunicado.
“Este evento histórico é um crédito para nossa equipe conjunta da Boeing e da Marinha que está empenhada em fornecer a capacidade crítica de reabastecimento aéreo do MQ-25 para a frota o mais rápido possível”, disse Leanne Caret, presidente e CEO da Boeing Defense, Space e Segurança.
O marco ocorre após 25 voos de teste do T1 usando modelos digitais, de acordo com o comunicado da Boeing, com o T1 completando seu primeiro voo de teste de duas horas em 2019.
Ele continuará os testes de voo antes de ser enviado para Norfolk, Va., para testes de manuseio de convés a bordo de um porta-aviões da Marinha dos EUA ainda este ano.
O protótipo T1 de propriedade da Boeing é um predecessor das sete aeronaves de teste que a Boeing está fabricando sob um contrato de 2018, acrescentou a empresa.
O MQ-25 irá estender o alcance dos aviões de combate, assumindo a função de avião-tanque que os F/A-18s desempenham atualmente.
A Boeing revelou pela primeira vez seu avião-tanque não tripulado projetado para reabastecer os jatos da Marinha dos EUA em dezembro de 2017.
Em agosto de 2018, a Boeing havia recebido um contrato para começar a desenvolver os drones-tanque não tripulados.
FONTE: UPI