Sukhoi desenvolve novo caça leve supersônico furtivo e monomotor
A aeronave atingirá uma velocidade máxima de voo de mais de Mach 2
Moscou, 26 de maio./TASS/. A Sukhoi (parte da United Aircraft Corporation da Rostec State Corporation) está desenvolvendo o primeiro caça tático leve monomotor russo com velocidade supersônica e baixa assinatura de radar. Isso foi relatado à TASS por uma fonte da indústria aeronáutica.
A empresa Sukhoi está desenvolvendo a primeira aeronave leve tática monomotor da história moderna da Rússia, com peso de decolagem de até 18 toneladas. A aeronave desenvolverá uma velocidade de voo máxima de mais de Mach 2, e também terá supermanobrabilidade e características aprimoradas de decolagem e pouso devido ao empuxo vetorial do motor, a aeronave com relação empuxo-peso de pelo menos 1, disse a fonte da agência.
Em dezembro de 2020, o chefe da empresa estatal Rostec, Sergei Chemezov, disse a repórteres que Rostec estava trabalhando proativamente no conceito de uma promissora aeronave monomotor nas classes leve e média.
Segundo ele, pode ser uma plataforma universal nas versões tripulada e não tripulada. O desenvolvimento é feito de forma proativa, sem fundos orçamentários.
As imagens do post mostram conceitos e modelo feitos por entusiastas que dão uma ideia de como poderá ser o novo caça da Sukhoi.