Estação Espacial Chinesa é uma ameaça à Segurança Nacional, diz Inteligência dos EUA
O relatório diz que a China deseja criar armas anti-satélite ‘destrutivas’
O Diretor de Inteligência Nacional dos EUA divulgou um relatório no mês passado alegando que a próxima estação espacial da China representa uma ameaça à segurança nacional.
A estação tem como objetivo “obter os benefícios militares, econômicos e de prestígio que Washington obteve da liderança espacial”, de acordo com o relatório “Avaliação Anual de Ameaças da Comunidade de Inteligência dos EUA”, divulgado pelo Escritório do Diretor de Inteligência Nacional.
O relatório disse que é parte do esforço maior de Pequim para comprometer a segurança dos EUA.
“[O Exército de Libertação Popular] continuará a integrar serviços espaciais – como reconhecimento e posicionamento por satélite, navegação e cronometragem (PNT) – e comunicações por satélite em suas armas e sistemas de comando e controle para minar a vantagem de informação do Exército dos EUA,” disse o relatório.
Armas antiespaciais
O relatório também disse que a China está preparando armas contra-espaciais para alvejar satélites dos EUA.
“Pequim continua a treinar seus elementos espaciais militares e a lançar novas armas antissatélites terrestres e espaciais destrutivas e não destrutivas (ASAT)”, disse o relatório.
Isso significa que eles estão desenvolvendo coisas como espaçonaves que podem interceptar e capturar satélites dos EUA e/ou lasers baseados na Terra que podem interrompê-los.
O relatório continuou: “A China já lançou mísseis ASAT baseados em terra destinados a destruir satélites em LEO e lasers ASAT baseados em terra provavelmente destinados a cegar ou danificar sensores ópticos baseados no espaço sensíveis em satélites LEO.”
Novo Teatro de Guerra
Isso faz parte de um pedido crescente de especialistas para que os EUA preparem um sistema de defesa espacial. Na verdade, muitos afirmam que a atual infraestrutura de satélites dos EUA é muito vulnerável a ataques de nações opostas.
Pesquisadores do Centro de Estudos Estratégicos e Internacionais divulgaram um relatório intitulado “Defesa Contra as Artes das Trevas no Espaço: Protegendo Sistemas Espaciais de Armas Contra-espaciais“ em fevereiro. Ele detalha as contra-medidas que os EUA podem tomar para se defender contra armas anti-satélite.
À medida que as tecnologias em torno das viagens espaciais se tornam mais sofisticadas, é apenas uma questão de tempo antes de descobrirmos uma maneira de transformá-las em uma arma. Não seria uma má ideia, então, se descobríssemos alguns sistemas de defesa enquanto estamos nisso.
FONTE: Futurism.com