Espanha, França e Alemanha anunciam o início da próxima fase do programa NGWS/FCAS, um demonstrador de caça a jato

47

Margarita Robles, Ministra da Defesa da Espanha, Florence Parly, Ministra das Forças Armadas da França e Annegret Kramp-Karrenbauer, Ministra da Defesa da Alemanha, têm o prazer de anunciar a conclusão das negociações sobre o conteúdo da próxima fase do programa NGWS/FCAS, que visa desenvolver um demonstrador de caça a jato de próxima geração que estará em voo em 2027.

Em um contexto cada vez mais desafiador, onde a superioridade aérea está seriamente ameaçada por adversários de rápido crescimento, o programa NGWS/FCAS (Sistema de Armas de Nova Geração em um Sistema Aéreo de Combate Futuro) contribui diretamente para a soberania e segurança nacional e europeia.

As negociações levadas a cabo nos últimos meses pela DGA1, BMVg2 e DGAM3 permitiram chegar a um acordo equilibrado entre os diferentes parceiros para a próxima etapa da fase de demonstração do programa. Os acordos governamentais correspondentes estão agora prontos para o início dos processos nacionais para a sua validação formal.

O NGWS será composto por um NGF (New Generation Fighter – New Generation Combat Aircraft), RCs (Remote Carriers – Unmanned Aerial Platforms) e uma Combat Cloud (Combat Cloud) projetada para obter o domínio da informação. Totalmente integrado aos diferentes Future Combat Air Systems nacionais, o NGWS será capaz de alcançar superioridade operacional em ambientes altamente disputados.

Ao integrar tecnologias de ponta para fornecer aos militares o nível de desempenho esperado (propulsão, capacidade de manobra, sensores de radar, optrônica, guerra eletrônica, conectividade, inteligência artificial, interoperabilidade, etc.), o NGWS/FCAS  posicionará os participantes das indústrias na vanguarda da inovação no setor de defesa.

A organização industrial do programa foi devidamente estruturada para garantir a coerência e eficácia do projeto, aproveitando as melhores capacidades das indústrias de cada nação no quadro de uma parceria equilibrada, ampla e profunda. O esquema de cooperação realizado oferece uma oportunidade imbatível para fortalecer os ativos tecnológicos dos três países participantes, garantindo ao mesmo tempo a melhor competitividade do futuro sistema.

Este programa ambicioso irá, sem dúvida, melhorar a posição da Europa como fornecedor de segurança fiável e credível, uma vez que os três Estados participantes poderão agir de forma soberana em domínios estratégicos comuns.

  1. DGA: Direction générale de l’armement
  2. BMVg: Bundesministerium der Verteidigung
  3. Diretoria Geral de Armamento e Material
Modelo do futuro porta-aviões da França equipado com o FCAS

FONTE: Ministerio de Defensa de España

wpDiscuz