China começa a operar jatos J-10 com motor autóctone WS-10B Taihang
Caças Chengdu J-10 movidos por motores autóctones entraram em serviço operacional com a Força Aérea do Exército de Libertação Popular (PLAAF), representando a confiança da China na tecnologia local para equipar a aeronave monomotor e multifuncional.
Imagens postadas pela Rádio Nacional da China de um exercício de tiro real da PLAAF em um local não especificado mostram o J-10C Dragão Vigoroso com as tubeiras de escape características do motor turbofan WS-10B Taihang, marcando a primeira vez que o WS-10 foi oficialmente visto em um J-10 operacional.
Os números de série nas caudas dos J-10Cs foram removidos das imagens pelos censores chineses, impossibilitando a identificação da unidade PLAAF operando os jatos.
A confirmação dos J-10s movidos por um motor nativo representa um marco importante para a indústria de aviação da China e sugere que a China agora está satisfeita com o desempenho e a confiabilidade do WS-10.
O país vem testando o motor do J-10 desde pelo menos 2011, com o motor visto nas aeronaves de teste J-10B e J-10C pertencentes ao Chengdu Aircraft Industry Group, embora os motores não tenham sido vistos em aeronaves de produção até o quarto lote de produção de J-10Cs em 2019.
Não se sabe quando essas aeronaves iniciais com motores WS-10 foram entregues à PLAAF. A China não divulga rotineiramente esses marcos, embora Andreas Rupprecht, autor de vários livros sobre a aviação militar chinesa, acredite que uma brigada da PLAAF baseada em Shantou foi a primeira a receber a aeronave.
A China teve problemas com o projeto e a fabricação de motores de caça na última década. Apesar de ter usado o WS-10 para impulsionar os jatos bimotores Shenyang J-11 e J-16 desde cerca de 2010, o país continuou a usar motores russos AL-31 importados para impulsionar o caça Shenyang J-15 baseado em porta-aviões e lotes anteriores de J-10s.
A China também está continuando o trabalho em motores autóctones, com uma versão de teste do J-10B equipada com um WS-10B furtivo de vetor de empuxo exibido no 2018 Zhuhai Airshow. Ela também está desenvolvendo o motor WS-15 para seu caça furtivo Chengdu J-20 Dragão Poderoso e o turbofan WS-10 high-bypass para seu cargueiro Xi’an Y-20.
FONTE: Defense News