Segundo o jornal La Tribune, Paris garantiu aos bancos franceses o financiamento de 5,4 bilhões de euros para diversos contratos de armas com o Egito, incluindo a venda de 30 caças Rafale (quase 4 bilhões de euros), mas também de um satélite de observação e dois aviões-tanque MRTT da Airbus.

Por trás do contrato do Rafale, que entrará em vigor em meados de junho ou julho pelo Egito, outras encomendas poderão ser anunciadas muito rapidamente, como a venda de um satélite espião e dois aviões-tanque MRTT para as forças armadas egípcias.

Porque a França se garantiu com vários estabelecimentos bancários franceses – BNP Paribas, Crédit Agricole, Société Générale e CIC – não por um financiamento de 4 bilhões de euros (para 30 Rafales), mas por um montante total de 5,4 bilhões, segundo fontes corroborantes.

O satélite de observação será fornecido pela Airbus Space, conforme revelado pelo La Tribune em dezembro passado, além dos dois MRTTs pela Airbus.

Finalmente, o Cairo comprou recentemente quatro GM400s, ​​radares 3D de defesa aérea de longo alcance, produzidos pela Thales.

wpDiscuz