As forças participantes realizaram, pela primeira vez em Portugal, operações noturnas no âmbito da série de exercícios NATO Tiger Meet 2021.

O treino de voo noturno é importante para aperfeiçoar técnicas, táticas e procedimentos, num ambiente com um elevado grau de complexidade para a operação, devido às poucas referências externas que mesmo com a utilização de óculos de visão noturna (NVG’s) são reduzidas.

Esta tipologia de missão representa uma vantagem no desenvolvimento de operações aéreas, na medida em que permite às aeronaves não serem identificadas, conferindo-lhes maior proteção contra fogo inimigo.

Este é um marco importante na história do NATO Tiger Meet, onde a Esquadra 301 – “Jaguares” da Força Aérea Portuguesa se destaca como pioneira, ao promover as condições que permitem maximizar o treino operacional em cenários exigentes e multidomínio, de dia e de noite, e de forma segura.

O exercício internacional Nato Tiger Meet 2021 (NTM2021), entre os dias 2 e 14 de maio, está acontecendo na Base Aérea N.º 11, em Beja, que conta com a participação de 56 aeronaves e oito esquadrões de voo “Tiger”, de Portugal, Grécia, Holanda, Itália, Polônia, Suíça e da NATO.

A edição deste ano é da responsabilidade da Esquadra 301 – “Jaguares” da Força Aérea Portuguesa, que foi distinguida com o troféu “Silver Tiger” na última edição do NTM, que aconteceu Mont-de-Marsan, França, no ano de 2019.

Criado pela NATO Tiger Association, este é um exercício que procura promover a cooperação e solidariedade entre as Esquadrões de Voo das Forças Aéreas da NATO e Membros da Parceria para a Paz, que têm como símbolo um “Tigre”, assumindo um papel fundamental na preparação, treino e qualificação das forças participantes.

Acompanhe as missões de treino e atividades na página dedicada ao exercício NTM2021.

FONTE/FOTOS: Força Aérea Portuguesa / Nato Tiger Association

wpDiscuz