Nigéria deve receber 6 jatos Leonardo M-346FA antes do terceiro trimestre de 2021
Pelo menos seis aeronaves dos 24 caças leves Leonardo M-346FA encomendados pela Nigéria serão entregues antes do terceiro trimestre de 2021, informou o SundiataPost.
A moderna plataforma italiana tem como objetivo substituir as antigas aeronaves de ataque ao solo Alpha Jet da Força Aérea Nigeriana (NAF).
O negócio está estimado em US$ 1,2 bilhão. A Força Aérea Nigeriana comprou aviões Leonardo C-27J Spartan e helicópteros AW109, AW139 e AW189 presidenciais da Itália.
A Leonardo trabalhará com os sistemas de defesa Elbit Systems e Rafael Advanced para fornecer aviônicos, radar PESA e munições para aeronaves de combate leve M-346FA da Nigéria. O país firmou um contrato de fonte única com a Leonardo Company para fornecer aeronaves, treinamento, suporte e munições para a Nigéria.
O M-346FA também será usado como um treinador inicial para a nova aeronave de caça Chengdu PAC JF-17 que foi encomendada com o Pakistan Aeronautical Complex (PAC).
O orçamento proposto para 2018 da Nigéria confirmou que a nação africana obterá o caça Chengdu PAC JF-17. A alocação orçamentária de US$ 36 milhões (N13,1 bilhões) foi destinada como pagamento parcial para três aeronaves.
Isso torna a Nigéria o primeiro comprador do tipo a ser oficialmente nomeado. Os JF-17s deveriam chegar à Nigéria em novembro de 2020, mas ocorreram atrasos inevitáveis devido à crise pandêmica mundial.
A frota da NAF atualmente inclui 9 Chengdu F-7s, 13 Alpha Jets, 8 L-39 Albatros, 3 A-29 Super Tucanos e 6 Aermacchi MB-339s. Em breve, eles serão acompanhados por 12 Super Tucanos e 3 JF-17 Thunders que o país encomendou em 2018.
Os novos Super Tucano terão bombas guiadas Paveway II, foguetes guiados a laser e sensores infravermelhos e serão usados para apoiar o contraterrorismo, a contra-insurgência, a vigilância de fronteiras e operações de interdição de comércio ilícito.
Os jatos Thunder, por outro lado, garantirão principalmente a superioridade aérea. A Nigéria planeja adquirir 25/40 deles (as primeiras 3 aeronaves já adquiridas são para familiarização).
Isso significa que a Nigéria já fez sua escolha sobre a futura frota de combate e é improvável “sob uma estratégia de racionalização” que outros tipos de caças sejam adicionados.
As relações bilaterais entre a Itália e a Nigéria são excelentes e duram décadas. A Nigéria é o principal parceiro comercial da Itália na África Subsaariana, depois da África do Sul. É um dos maiores clientes da indústria de defesa italiana na área.
Há vários anos a NAF tem operado diferentes tipos de aeronaves militares de asa fixa e rotativa fabricadas na Itália.
FONTE: SundiataPost
NOTA DA REDAÇÃO: A comunicação da Leonardo entrou em contato com o Poder Aéreo informando que até o momento nada foi contratualizado com a Nigéria, além do fato de que – como muitos países ao redor do mundo – também a Nigéria está olhando com interesse para o M-346.
O exposto acima confirma o bom momento para a aeronave que foi recentemente contratada por outro cliente não divulgado e adicionalmente escolhida pela Grécia no âmbito do acordo entre Israel e Grécia.
Além disso, a Leonardo também disse que a Nigéria não adquiriu o C-27J Spartan.