Radar atualiza a frota de F/A-18 Hornet do USMC

A Raytheon Intelligence & Space, uma empresa da Raytheon Technologies (NYSE: RTX), entregou o protótipo de radar APG-79(V)4 AESA ao Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA. O protótipo permite o teste de voo antecipado e a conclusão da integração dos sistemas de armas na plataforma Hornet.

O APG-79(V)4 é uma versão em escala do radar APG-79 AESA que ajuda os pilotos a detectar e rastrear aeronaves inimigas a distâncias maiores e com mais precisão do que o sistema legado APG-73. As capacidades aprimoradas de mira do radar fornecem uma vantagem em operações cruciais, incluindo missões ar-ar, ataque marítimo e ar-superfície. Desenvolvido com nitreto de gálio (GaN), o APG-79(V)4 é a primeira implementação doméstica de um radar de controle de tiro baseado em GaN, com módulos de transmissão/recepção de GaN embutidos diretamente no array.

“As tripulações devem ter acesso a novas ferramentas para oferecer suporte à prontidão”, disse Eric Ditmars, vice-presidente de Soluções de Sensores Seguros para RI&S. “A atualização para o radar AESA oferece maior confiabilidade e sustentabilidade para o cliente, o que equivale a menores custos de manutenção e reparo e maior disponibilidade de aeronaves.”

O radar menor compartilha muito das mesmas peças e tecnologia do radar AN/APG-79 usado na aeronave F/A-18 Super Hornet.

Os primeiros 25 radares AESA de produção serão entregues a partir de dezembro de 2021, como parte do contrato de produção de US$ 83,6 milhões concedido em 2020.

FONTE: Raytheon

wpDiscuz