Pouso vertical da nave: SpaceX faz o que Pernalonga e Pica-Pau não conseguiram
Nave Starship SN15 da SpaceX consegue decolar e pousar verticalmente pela primeira vez, após explosões de protótipos anteriores. Um feito que nem os foguetes de ficção científica pilotados por personagens de desenhos animados, nos anos 40 e 50, conseguiam fazer. Veja os detalhes em mais esta matéria da série “vale a pena abduzir de novo”, oferecida pela banda Abduzidos do iê iê iê
A vida imita a arte ou é o contrário? Ou será que a vida supera a arte? Nos desenhos animados clássicos das décadas de 1940/50, personagens como o Pernalonga e o Pica-Pau viajaram para a Lua em foguetes que fizeram pousos um tanto desastrados em seu destino. E a palavra desastre acompanhou testes de protótipos anteriores da nova nave da empresa SpaceX, em suas tentativas de produzir um foguete completamente reutilizável para missões ao espaço, à Lua e à Marte, capaz não só de decolar verticalmente, como é comum, mas também pousar nessa posição (seja aqui na Terra ou em outros corpos celestes). Mas ontem foi diferente.
Na quarta-feira, 5 de maio de 2021, a nave Starship SN15 fez história. Esse foguete “gordinho”, que foi pensado para realizar voos sem descartar estágios – e neste sentido é muito parecido com os da ficção científica de meados do século XX – fez um teste bem-sucedido, como se pode ver no vídeo acima, divulgado no canal da SpaceX: o foguete (sem tripulação) decolou verticalmente das instalações empresa no Texas (EUA), realizou um voo de 10km, iniciou uma descida na horizontal para depois retornar à atitude vertical, pousando nessa posição. Diferentemente de protótipos anteriores, neste teste não houve explosão e destruição da nave nas tentativas, apenas um pequeno princípio de incêndio na plataforma de pouso, logo debelado. O teste em com voo em altitude, ainda que não tenha atingido o espaço, serviu para validar os procedimentos de decolagem e pouso, e espera-se que futuros testes alcancem a órbita terrestre, sendo seguidos pela volta segura da nave ao seu local de lançamento.
Um pouso que também se diferencia dos realizados pelos personagens Pernalonga e Pica-Pau em suas aventuras espaciais em desenhos animados das décadas de 1940 e 50. Nessas viagens, as decolagens foram verticais, mas os pousos na Lua foram horizontais, e um tanto desastrados. Confira nos vídeos abaixo:
https://www.youtube.com/watch?v=qResdusdSrc
A Starship SN15 tem cerca de 50 metros de altura, formato bojudo, e seus testes fazem parte de um contrato de 2,9 bilhões de dólares com a NASA, a agência espacial dos Estados Unidos. O projeto da SpaceX prevê que o foguete completo (ou seja, sem estágios) seja reutilizável, podendo transportar grandes volumes de carga e tripulações para viagens espaciais e pousar verticalmente na Terra, na Lua num futuro próximo ou mesmo, mais pra frente, em Marte.
A SpaceX, uma empresa privada contratada pela NASA, já realiza com sucesso, mas com outros foguetes de múltipos estágios (os quais após a separação também pousam de forma autônoma para posterior reutilização, mas não a nave completa), missões de envio de tripulações à Estação Espacial Internacional, o que já foi objeto de matérias anteriores.
Esta série é um oferecimento banda Abduzidos do iê iê iê, um trio de rock do outro mundo!
Os Abduzidos do iê iê iê são uma banda de rock do outro mundo: seus integrantes alegam que foram abduzidos nos anos 60 e fizeram muito sucesso em outros planetas nos últimos 50 anos. Mas o fato é que a glória e o sucesso ainda não chegaram pra banda no planeta Terra.
Desde que voltaram, há cerca de três anos, começaram a embalar uma série de shows e então veio a pandemia, cancelando tudo. Preparando sua volta triunfal aos palcos, eles insistem em lançar novas músicas e apoiar esta série, divulgando também seus vídeos aqui no site. Confira abaixo três videoclipes de músicas deste power trio, cada um cantado por um dos seus membros:
Um clipe de apoio à vacinação e contra as fake news
Outra novidade recente dos Abduzidos do iê iê iê é uma releitura de uma música já lançada, “Abdução do amor“, que recebeu nova letra e clipe e agora se chama VACINAÇÃO DO AMOR. Basicamente é uma mensagem de amor em prol da vacinação do Brasil e de mais vacinas, aproveitando também para criticar, com muito bom humor, as fake news que povoam os zaps da galera negacionista e terraplanista, assim como nas falas dos tiozões do pavê (incluindo um certo presidente) que teimam em falar de jacarés e besteiras do gênero. De quebra, entre as cenas inusitadas que incluem emas, ETs, carros espaciais e os obrigatórios jacarés, tem a participação da USS Enterprise (NCC 1701) em sua versão “Jornada nas vacinas”.
Curta o primeiro disco na íntegra
Esse powerpop trio do outro mundo lançou em julho de 2019 seu primeiro disco, “Em Órbita” (clique na imagem abaixo para ouvir na íntegra, no YouTube) e quase todas as 12 músicas do álbum já ganharam um videoclipe. Faltam só duas. Depois disso eles partirão, não da Terra, mas para seu segundo disco. Clique aqui para acessar o canal no Youtube e ter acesso a todos os vídeos – e aproveite para se inscrever.
Siga a banda também nas redes sociais: