Os caças britânicos F-35B operando do porta-aviões HMS Queen Elizabeth se juntarão à Operação Shader na luta contra o Daesh

Os jatos F-35B serão a vanguarda do formidável poder aéreo do Carrier Strike Group (CSG21).

Trata-se de aeronaves de combate multifuncionais de última geração, equipadas com sensores avançados, sistemas de missão e tecnologia furtiva, permitindo-lhes realizar tarefas de inteligência, vigilância e reconhecimento.

Esta será a primeira vez que aviões de combate do Reino Unido embarcarão em um porta-aviões operacional desde 2010, e será o maior número de F-35Bs a navegar pelos mares.

O renomado 617 Squadron da RAF (‘The Dambusters’) irá operar os jatos para fornecer apoio tangível e impactante às operações de combate ao Daesh no Iraque e na Síria.

O Ministro das Forças Armadas, James Heappey MP disse: Os jatos F-35B Lightning terão um poderoso golpe contra o Daesh e ajudarão a impedi-los de retomar uma posição no Iraque.

Este é um excelente exemplo das Forças Armadas do Reino Unido avançando com nossos aliados para enfrentar ameaças persistentes em todo o mundo. É a Grã-Bretanha Global em ação.

O CSG21, liderado pelo HMS Queen Elizabeth, é a maior concentração de poder marítimo e aéreo a deixar o Reino Unido em uma geração e partirá no mês que vem em seu primeiro desdobramento operacional.

Este é um desdobramento conjunto da Força Aérea Real e da Marinha Real que tem o compromisso de enfrentar ameaças persistentes em todo o mundo e fazer uma contribuição significativa para a segurança global.

Os jatos F-35B Lightning, que operarão a partir do HMS Queen Elizabeth durante toda a implantação, farão uma contribuição significativa na degradação do Daesh.

O Chefe de Operações Conjuntas, o vice-almirante Sir Ben Key disse: Esta implantação representa a personificação da Capacidade Expedicionária Conjunta do Reino Unido e a utilização dos F-35Bs na luta contra o Daesh demonstrará ainda mais nosso compromisso em garantir sua derrota global.

Março de 2021 viu o segundo aniversário da perda final e total de território do Daesh na Síria. No entanto, ainda há um número significativo de terroristas do Daesh no Iraque e na Síria.

O Reino Unido continua empenhado em derrotar o Daesh e aumentar a segurança na região, ao lado das Forças de Segurança do Iraque e de nossos aliados da OTAN.

A Operação Shader é a contribuição do Reino Unido para a Coalizão Global contra o Daesh.

FONTE: Governo do Reino Unido

wpDiscuz