A Turquia vai exportar sua aeronave de treinamento e apoio aéreo armado Hürkuş-C desenvolvida localmente para um país ainda não revelado, de acordo com seu fabricante Turkish Aerospace Industries (TAI).

O gerente geral da TAI, Temel Kotil, disse à emissora privada CNN Türk no domingo que um total de 12 Hürkuş-C serão vendidos no exterior.

“Não podemos divulgar o país porque o contrato ainda não foi assinado, mas vai acontecer”, disse.

A família de aeronaves Hürkuş foi projetada pela TAI para apoiar diferentes missões nos programas de treinamento do país.

Além de treinar pilotos, o Hürkuş-C de baixo custo e alta precisão foi desenvolvido para realizar ataques leves e missões de reconhecimento armado.

A variante de reconhecimento armado e ataque leve do Hürkuş-C oferece uma solução flexível e de baixo custo contra ameaças assimétricas, uma realidade comum nos campos de batalha de hoje.

Enquanto mantém as capacidades de treinamento avançadas do Hürkuş, com suas sete estações de carga externas, Hürkuş-C oferece aos usuários uma grande capacidade de carga de até 1.500 quilogramas (3.306 libras) que pode ser utilizada para realizar missões desafiadoras em altas altitudes e geografias exigentes, sob condições diurnas e noturnas.

As capacidades de carga externa da aeronave incluem bombas de uso geral e munições de produção turca, como o míssil antitanque de longo alcance Roketsan, Umtaş, e mísseis Cirit guiados a laser e carga útil KGK-SIHA-82 que foi desenvolvida pela Defense Industries Research e Instituto de Desenvolvimento (SAGE) do Conselho de Pesquisa Científica e Tecnológica da Turquia (TÜBITAK). Ele também terá dois sistemas de metralhadora de 12,7 mm e canhão de 20 mm, uma variedade de foguetes de 2,75 polegadas ou bombas de treinamento.

O chefe da empresa também estava otimista sobre a exportação dos helicópteros de reconhecimento tático e ataque T129 ATAK da TAI, para as Filipinas, sujeitos a uma licença de exportação de motores dos EUA.

Nesse ínterim, foi assinado um contrato de compra de motores com a Ucrânia, disse ele, para o helicóptero T929, o ATAK 2.

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