Pentágono atinge marco de vendas de mísseis ar-ar de US$ 3 bilhões
O Departamento de Defesa dos EUA anunciou que a equipe de Programas Internacionais do Escritório do Programa de Mísseis Ar-Ar (PMA-259) atingiu um valor de portfólio de Vendas Militares Estrangeiras (FMS) pela primeira vez de US$3 bilhões para 34 países e dois países membros da OTAN.
Em um comunicado na semana passada, o Departamento de Defesa disse que os Emirados Árabes Unidos (Emirados Árabes Unidos), um parceiro internacional existente, finalizou um acordo com os EUA em março deste ano para adquirir o F-35 Lightning II Joint Strike Fighter (JSF) e solicitou mísseis AIM-9X Block II+ adicionais para transporte externo no JSF.
A missão da equipe de Programas Internacionais é promover relações internacionais contínuas e de longo prazo entre os EUA e países parceiros internacionais. Seu principal foco de cooperação em segurança internacional é o avançado sistema de armas infravermelho de quinta geração AIM-9X, o míssil AIM-9X Block I e Block II/II+ Sidewinder. Quase 3.000 mísseis AIM-9X Block II/II+ foram adquiridos em nome de 25 países em todo o mundo. A equipe FMS que lidera o esforço foi responsável por uma média de 267 mísseis FMS adquiridos a cada ano desde 2012.
“Nossa equipe continua a apoiar o avanço dos objetivos estratégicos dos EUA, estabelecendo e aumentando as principais parcerias aliadas por meio do Programa de Cooperação de Segurança da NAVAIR”, disse Al Teeney, vice-gerente de programa do PMA-259 para Programas Internacionais.
A equipe de Programas Internacionais oferece suporte a todos os 36 parceiros e organizações internacionais para todos os seus requisitos e necessidades de inventário. A equipe FMS está promovendo as metas de Capacitação de Parceiro da NAVAIR em relação ao míssil AIM-9X até que seu programa de registro termine em 2035. Até então, a equipe de Programas Internacionais planeja atingir outro marco monetário e continuar expandindo suas parcerias internacionais em uma taxa cada vez maior.
A equipe de Programas Internacionais PMA-259 gerencia 109 casos de FMS e é composta por 25 civis dos EUA, bem como 16 profissionais especializados em suporte de contrato.