Saab JAS 39C Gripen MS20, com mísseis IRIS-T, Meteor e bombas SBD

A FMV (Administração sueca de material de defesa) celebrou um acordo com a Saab para uma atualização adicional dos caças JAS 39 C/D.

O pedido refere-se a melhorias nas aeronaves JAS 39 C/D e sistemas de suporte entregues pela Saab AB.

O pedido é coordenado e adicionado a um pedido anterior.

O valor do pedido é de aproximadamente SEK 130 milhões.

Em 2018, a Saab recebeu 224 milhões de coroas suecas (US$ 26 milhões) para modernizar os sistemas da frota de aviões de combate Gripen C/D da Força Aérea Sueca.

O contrato envolveu melhorias na configuração MS20 (Material Standard 20),  implementada em 2016.

As melhorias visaram as “capacidades centrais” da aeronave, incluindo os sistemas de aquisição de alvos, autoproteção, comunicação e interface homem-máquina, bem como diversos sistemas de suporte e treinamento importantes.

A Força Aérea Sueca opera 73 caças Gripen C monopostos e 24 Gripen D bipostos, todos com upgrade para o padrão MS20 (a versão final para o Gripen C/D). Essencialmente, um pacote de software, o MS20 inclui a integração do míssil ar-ar MBDA Meteor, além do alcance visual, e da bomba Boeing GBU-39 Small Diameter Bomb I; melhores modos de radar; uma capacidade de apoio aéreo aproximado digital; maior conectividade do Link 16; aprimoramentos da navegação civil; proteção química, biológica, radiológica e nuclear (CBRN) para o piloto; operações com capacidade noturna usando o SPK 39 Modular Reconnaissance Pod II; e um sistema de prevenção de colisão com o solo (GCAS).

Além dos Gripen C/D, a Força Aérea Sueca planeja receber 60 caças Gripen E de 2022 a 2026.

Saab JAS 39C com MS20, dotado de SDBs, Meteor e IRIS-T
wpDiscuz